15 de abril de 2024

Corrida Duque de Caxias e formatura marcam comemorações ao Dia do Soldado em Paulo Afonso

Por

Assessoria de Comunicação da 1º Cia de Infantaria




 

 

No dia 25 de agosto de 2019, a 1ª Companhia de Infantaria realizou a Corrida Duque de Caxias em Paulo Afonso – BA com apoio de diversas empresas locais. O evento fez parte das comemorações alusivas ao Dia do Soldado – 25 de agosto.

 

A atividade, já incorporada nos eventos tradicionais da cidade, foi coroada de êxito e contou com a presença de um grande público, em clima de confraternização e entusiasmo entre os atletas.

 

Com objetivo de despertar o salutar interesse da prática desportiva e estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação, entre o Exército Brasileiro e a sociedade Pauloafonsina.

 

Nesse ano a Corrida Duque de Caxias da 1ª Companhia de Infantaria fez uma homenagem ao senhor Joabson, atleta, amigo da Companhia, ex militar e praça mais distinta 1979.

 

 

 

Formatura alusiva ao Dia do Soldado

 

No dia 24 de agosto do corrente ano, a 1ª Companhia de Infantaria “Guardiã da Energia do Nordeste” realizou uma formatura alusiva ao dia do Soldado.

 

A solenidade marcou com a presença de várias autoridades locais da cidade de Paulo Afonso, Mirela Santana Matos Ventura Delegada Regional, Sub Ten BM Ana Lúcia Alves Representando o Comandante do 15º Grupamento de Bombeiros de Paulo Afonso, Secretária de Educação Elza de Brito Alves Teixeira Representando o Prefeito da Cidade de Paulo Afonso, Presidente da Câmara Pedro Macário Neto, Inspetor da Policia Rodoviária Federal Rodolfo Barbosa Augostinho de Melo e Cap PM Alexson Cleiton da Paixão representando o Comandante do 20º Batalhão de Policia de Paulo Afonso e realizou entregas de vários diplomas de amigos da companhia juntamente o diploma de colaborador emérito.

 

 

O Diploma de Amigo da Companhia visa agraciar as personalidades e instituições que possuem elevado conceito na classe e na comunidade a qual pertencem e tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol dos interesses e do bom nome do Exército Brasileiro.

 

O Juramento à Bandeira Nacional realizada pelos militares incorporados no ano de 2019 que, perante o Pavilhão Nacional, juraram cumprir os deveres militares, lealdade e comprometimento de defender a pátria, mesmo com sacrifício da própria vida.

 

Durante a cerimônia, que teve a participação de familiares e amigos dos militares da Unidade, também foi entregue a Medalha de Praça Mais Distinta para o Soldado do Efetivo Variável WESLEY ARAÚJO PEREIRA , que se destacou dos demais soldados do mesmo contingente.

 

Ao termino da formatura o Comandante da 1ª Companhia de Infantaria convidou todos os presentes a participar do culto ecumênico.

 

 




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 7

  1. Anônimo says:

    muito lindo tudo isso

  2. MaryLuce says:

    Parabéns à todos os soldados não só os da nossa cidade,como também a todos do nosso Brasil!

  3. Dr. Fábio Almeida says:

    Parabenizo o Exercito Brasileiro, na pessoa do Tenente Coronel Cardoso e todos os seus comandados.

    Como corredor amador e com participação em vários eventos, afirmo sem receio que a Corrida Duque de Caxias é um evento que está no patamar das grandes corridas de rua do país.

    Tudo ficou perfeito e muito grandioso.

    Desde as inscrições, a entrega dos kits aos corredores, a qualidade do material das camisas, a organização da corrida, tudo pensado com muito carinho, tendas, militares ao longo do percurso incentivando (disparos de festim, batidas nos escudos), apoio médico, pontos de hidratação, chuvisco na saída do túnel, entrega dos lanches, premiação e o ponto alto do evento, a corrida Kids (animadores, danças, brincadeiras, o cuidados com nossos pequenos foi inigualável! Ufa!!! Que evento!

    O sucesso do evento reafirma a credibilidades das Forças Armadas e o seu compromisso com a sociedade, com a saúde e com o esporte!

    Parabéns ao Exército Brasileiro! Parabéns ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro e principalmente a todos os Soldados, das diversas patentes, que buscar elevar o bom nome das Forças Armadas!

    • Joabson Pires - Eterno Corredor says:

      Parabéns Coronel Cardoso. Corrida maravilhosa. Que organização. Agradecemos por ter convidado a nós “civis” para juntos com a 1ª Cia. organizarmos e participarmos desse evento. Agradecemos eu e minha família pela homenagem que a 1ª Cia. prestou à minha pessoa. Exatamente 40 anos depois que servi ao Exército Brasileiro e em 1979 participei como atleta e soldado da 1ª Cia. de Infantaria de Paulo Afonso do Campeonato Brasileiro das Forças Armadas onde consegui a medalha de bronze nos 10.000m, Aonde também naquele ano (1979) fui condecorado com a Barreta de Praça Mais Distinta. Agora, 40 anos depois, recebo essa honraria, sou homenageado por vocês e ainda recebo o Diploma de Amigo da 1ª Cia. Só emoções. Obrigado 1ª Cia. Obrigado Amigos Que Correm (AQC), obrigado Ilha Run, obrigado MUV. Obrigado a todos.

  4. Mestre HUSSEIN says:

    Faltou o nome dos VENCEDORES

  5. Joabson Pires - Eterno Corredor says:

    Que evento Coronel Cardoso. Corrida maravilhosa! Que organização! Agradecemos por ter convidado a nós “civis” para juntos organizarmos e participarmos desse evento. De público agradecemos eu e minha família pela homenagem feita a minha pessoa. Quis Deus que no ano que completei 40 anos que servi ao Exército Brasileiro, justamente na 1ª Cia. de Infantaria, onde tive a honra de em 1979 competir no Campeonato Brasileiro das Forças Armadas e ganhar a Medalha de Bronze (3º colocado) nos 10.000m, saindo de uma cidade do interior da Bahia e efetuar esse feito histórico para a 1ª Cia e para a minha querida Paulo Afonso. Onde tive o privilégio de ser também escolhido o Praça Mais Distinta. Agora 40 anos depois recebo o Diploma de Amigo da 1ª Cia., sou homenageado como fui por vocês, pelos colegas e amigos. Minha emoções ainda continuam passado mais de 24 horas. Obrigado Coronel Cardoso. Obrigado 1ª Cia. Obrigado Amigos Que Correm (AQC), Ilha Run, MUV……..

  6. Ana Nery says:

    Com certeza a melhor Duque de Caxias de todos os tempos!
    Obrigada 1ª Cia de Infantaria.
    Obrigada Ten. Cel Cardoso.
    Obrigada Ten. Guedes.
    Foi bom demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!