
O 15° GBM com sede em Paulo Afonso passa a ser denominado 15° BBM devido à Lei 14.572, promulgada em 25 de maio de 2023 e publicada no Diário Oficial da Bahia. A nova lei instituiu a Organização Básica do CBMBA (Corpo de Bombeiros Militar da Bahia) e trouxe uma reestruturação importante para a corporação.
Entre outros aspectos, a nomenclatura dos Órgãos de Execução Operacional passou por mudança. Agora, os Grupamentos de Bombeiros Militar passam a ser designados como Batalhões de Bombeiros Militar.
As alterações também provocaram mudança no comando de Paulo Afonso. Na última sexta-feira (14), o Tenente Coronel BM Diógenes Cruz Neto que já foi gestor do então grupamento, reassumiu o comando da unidade, agora com status de Batalhão de Bombeiro Militar.
Já o Tenente Coronel Tarcísio Ribeiro que comandou a corporação de Paulo Afonso por 1 ano e 9 noves retorna a Juazeiro-BA. Ao se despedir por meio de áudio enviado para a imprensa local, ele enalteceu a cidade de Paulo Afonso.
“O alto escalão do Corpo de Bombeiros, os comandantes principalmente, haviam me informado que eu retornaria para comandar Juazeiro novamente e que o Tenente Coronel Cruz retornaria para comandar o 15º BBM. Ao mesmo tempo, que estou um pouco triste por deixar essa belíssima cidade a qual me adaptei muito bem, mas também estou alegre porque eu estou retornando para minha casa, mais perto da família, perto da minha mãe que já é uma senhora muito idosa e às vezes doente, e aí a gente dá um suporte mais de perto. Mas, independentemente disso eu quero agradecer de coração a toda Paulo Afonso e a sociedade”, disse.

O ex-comandante destacou suas realizações ao longo de sua gestão em Paulo Afonso e ressaltou o fundamental apoio de órgãos parceiros:
“Nosso agradecimento a toda imprensa, ao prefeito Luiz de Deus, ao prefeito em exercício, Marcondes Francisco, a todos os vereadores, a todos os secretários municipais, sem exceção, pelo reconhecimento do trabalho feito. Agradecer ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, a Polícia Civil, aos seus delegados, a coirmã Polícia Militar, ao Coronel Sena, somos amigos há mais de 30 anos, desde a nossa juventude. Agradecer toda a tropa da PM, do BPM, Guarda Municipal, muito efetiva, muito operacional, a equipe de trânsito muito presente ostensivamente cuidando da organização do trânsito da cidade agradecer essas instituições todas sem exceção.”

Entre algumas de suas ações no GBM, Ribeiro destacou a implantação de Energia Solar no quartel que é o único de toda Bahia que dispões desse sistema, além de outras realizações como a pintura do quartel que estava ainda com as cores da PM e a instalação de uma academia de ginástica para a tropa, além de melhorar a qualidade de interação com a tropa.
Já o novo comandante do 15º BBM/Paulo Afonso, Tenente coronel BM Cruz Neto, realizou nessa segunda-feira (17), a primeira reunião com o seu oficialato (foto abaixo), desde que assumiu o posto, na última sexta-feira (14). Foi nesse encontro que os demais oficiais foram informados das diretrizes do novo comandante do 15º BBM.