20 de junho de 2024

Chef Clodomiro Tavares, morador de Paulo Afonso, recebe prêmio internacional de gastronomia

Por

 Circuito Mundo


O Chef Clodomiro Tavares, residente em Paulo Afonso BA, recebeu o Prêmio Latino-americano MANOS NEGRAS COCINA CON TRADICION, durante a realização do IV ENCUENTRO AFROLATINOAMERICANO DE COCINA Y GASTRONOMIA realizado nos dias 29,30 e 31 de maio, em Lima, capital do Peru. Esse Prêmio é outorgado a profissionais da área de gastronomia da América Latina, que destacam-se por seus trabalhos. Pesquisas realizadas pelo *CITURG PERÙ – Centro de Investigaciones Turísticas y gastronômicas* Ministérios da Cultura e Turismo, Congresso de La República del Peru, e outras entidades organizacionais daquele país.

Participaram e foram laureados Chefes de países, entre eles, Colômbia, República Dominicana, Cuba, Peru, Suiça/Peru e Brasil. Nosso país foi representado e receberam suas premiações, o Chef Marcos Lobo – Recife PE, o Chef Adan Garcia – São Paulo SP e o Chef Clodomiro Tavares, que também ostenta o Título de Cidadão Pauloafonsino, outorgado pela Câmara Municipal de Paulo Afonso em agosto de 2022.

Chef Clodomiro, é natural de Mirassol SP e desde garoto tem grande paixão pela gastronomia, influenciado e inspirado por sua avó paterna, Dona Maria Joanna, excelente quituteira em Mogi Mirim, no interior de São Paulo.

O Chef, após ter trabalhado por vários anos no Banco do Estado de São Paulo S/A. Banespa, onde chegou ao cargo de gerente, também é Bacharel em Direito. Porém deixou as áreas financeiras e jurídica, para trás, para se dedicar-se a gastronomia. Foi proprietário de buffets e restaurantes, migrou para hotelaria, onde chefiou importantes resorts no sul da Bahia em Uruçuca, Ilhéus e Itacaré . Exerceu durante 08 anos a função de Chef Executivo de Cozinha, no Catussaba Resort, em Salvador, sendo responsável por um dos maiores e melhores réveillons, da capital baiana. Também trabalhou no México, como Chef de especialidades brasileiras, no Gran Palladium Rivera Maya, na região de Cancún. Voltado para área acadêmica, Chef Clodomiro Tavares ministrou aulas ém importantes faculdades e universidades da Bahia, entre elas no Curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal da Bahia UFBA. Foi instrutor no SENAC Casa do Comércio em Salvador, no Curso de Chefe de Cozinha Internacional. A anos vem desenvolvendo trabalhos para utilização de méis das abelhas nativas sem ferrão, inserindo a Meliponicultura na gastronomia. Desde que chegou do México, em Paulo Afonso, o Chef atuou como Professor do Curso Livre de Gastronomia da Unisa/Líder Polo Paulo Afonso BA, trabalhos interrompidos em função da pandemia, porém anteriormente foram responsáveis pela formação de centenas de alunas e alunos, para o vasto mundo da gastronomia. Atualmente presta serviços de Consultorias gastronômicas nos mais importantes estabelecimentos da região.

Realiza eventos gastronômicos, entre eles a deliciosa e peculiar Comitiva de Fogo de Chão Chef Clodomiro Tavares. Com participação em diversos Festivais Gastronômicos, em Valença, Juazeiro, Salvador, Barra Grande, Itacaré, Luiz Eduardo Magalhães, Ilhéus, Serra Grande, Irecê e outros, ministra palestras e aulas-shows .

Nos diz o Chef que “Receber o Prêmio Latino-americano *MANOS NEGRAS COCINA CON TRADICION,* coroa o trabalho e a dedicação que sempre teve com a gastronomia, tanto como Cozinheiro, Chef e Professor”… diz também que esse Prêmio, não é exclusivamente dele, e sim de todas e todos, que amam nossas cozinhas, raízes e tradições… agradece a Deus, a família, amigos e a todas e todos que de alguma forma, colaboraram em campanha, para sua ida ao Peru.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!