2 de março de 2024

Baiana de 20 anos é uma das 60 pessoas a tirar nota mil na redação do Enem 2023

Por

Redação, com g1

Beatriz é uma das quatro pessoas na Bahia a atingir a nota máxima na redação do Enem 2023 — Foto: Arquivo pessoal

 

A baiana Beatriz Medeiros dos Santos Tudella, de 20 anos, se surpreendeu ao olhar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta terça-feira (16). Moradora de Salvador, ela foi uma das quatro pessoas na Bahia a conseguir a nota máxima na disciplina.

“Nunca tive muita dificuldade em redação e treinei bastante ano passado. Eu esperava 900, mas mil foi realmente uma surpresa. Fiquei muito feliz”, comemorou a estudante.

Na Bahia, todas as notas máximas vieram de estudantes de instituições particulares, como Beatriz, que fez cursinho pré-vestibular por dois anos no Bernoulli, localizado no bairro da Pituba. No Brasil, a quantidade de pessoas que atingiram a nota máxima é de 60 pessoas e apenas quatro são estudantes de unidades públicas de ensino.

Com o objetivo de cursar medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba), a nota máxima na redação coloca Beatriz ainda mais próxima do curso, que tem nota de corte para ampla concorrência superior a 780 pontos.

Para ela, a medicina é um sonho que surgiu aos 14 anos e que significa cuidado com o outro. Apesar de alguns “nãos” pelo caminho, a baiana disse que não conseguiu desistir do curso.

“Cada nota que não vinha como o esperado, eu pensava em faze outro curso. Mas eu sempre desisti de desistir, porque não tem nada que eu queria mais do que medicina”.
Seis anos de treino

Beatriz começou a fazer as provas do Enem em 2018, quando ainda cursava o 9º ano do ensino fundamental na escola. Foram seis anos de provas, em que ela adquiriu não só experiência sobre os formatos das questões, mas também confiança.

Em 2021, quando estava na 3ª série do ensino médio, a baiana conseguiu 940 pontos na redação. Em 2022, no primeiro ano de cursinho pré-vestibular, a nota caiu um pouco e ficou em 900.

“Eu não treinei tanto quanto deveria, pois já tinha ido muito bem no ano anterior. Isso foi uma das coisas que mudei em 2023, passei a fazer duas redações por semana, porque isso faz com que você tenha repertório para escrever sobre qualquer tema”, disse.

Para Beatriz, outra dica importante para quem quer mandar bem na redação é ler bastante sobre as atualidades, pois isso pode ajudar na redação e nas provas de geografia e história.

“É preciso saber o que está acontecendo no mundo, principalmente nas áreas de meio ambiente e saúde, que costumam cair bastante na redação”, afirmou.

Após a comemoração da nota mil, a baiana vai esperar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrir as inscrições na segunda-feira (22) e já colocar a sua nota de corte. Além da primeira opção de medicina na Ufba, a baiana vai acompanhar as notas das outras instituições públicas que oferecem o curso para escolher uma segunda opção.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!