14 de abril de 2024

Após pausa para modernização de estrutura, Usina de Xingó reabre visitações e impulsiona turismo local

Por

Redação, sitepa4

Usina recebe aproximadamente 18 mil visitantes por ano, incentivando o desenvolvimento das atividades de cultura e lazer na região.

 

Foto: André Schuler

 

A Usina Hidrelétrica de Xingó, empreendimento da Eletrobras Chesf, localizada no estado de Sergipe, reabriu as visitações turísticas após uma pausa para modernização de estrutura do vertedouro. Com a conclusão da obra, as visitas foram retomadas, proporcionando aos turistas a oportunidade de apreciar a grandiosidade da Usina.

“A interrupção das visitas foi uma medida de segurança adotada para evitar que as pessoas ficassem expostas a riscos enquanto transitavam próximas aos equipamentos em reforma”, explica o gerente da Usina, Fábio Gualberto Chagas.

Segundo o engenheiro, durante o período de obras, foram realizadas intervenções que precisavam de cuidados técnicos específicos e segurança reforçada devido a montagem de estruturas de andaimes, passadiços e a desmontagem de peças de grande porte.

São registrados aproximadamente 18 mil visitantes por ano na Usina de Xingó que sempre desempenhou um papel significativo no turismo local, tornando-se uma atração referencial para se conhecer a história do empreendimento e da empresa.

De acordo o turismólogo e um dos guias de turismo que acompanha as visitas à usina, Jairo Luiz Oliveira, o retorno das visitações impacta significativamente no turismo local. “Temos de volta uma atração de suma importância para o aumento do desenvolvimento das atividades de cultura e lazer da região. A usina é reconhecida mundialmente pela sua beleza e pela sua história. Xingó é considerada um marco no desenvolvimento da região”, ressalta o especialista.

Os agendamentos das visitas turísticas são feitos diretamente com os guias turísticos credenciados e treinados pela Eletrobras Chesf, no Centro de Recepção de Visitantes, em Xingó.

A construção da Usina contribuiu para a formação do lago, impulsionando o turismo local. Assim, a reabertura para visitações não apenas preserva essa tradição turística e impacta positivamente a economia, podendo atrair mais visitantes e estimulando o setor turístico.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!