Em uma história que toca os corações de todos que a conhecem, Benedita Maria Alves, carinhosamente chamada de Dona Maria, aos 92 anos, expressa seu mais profundo desejo: voltar para sua terra natal, Mata Grande, localizada no sertão de Alagoas. Vivendo há anos em São Paulo, a distância e o tempo a fizeram perder o contato com seus irmãos, com quem sonha em se reencontrar.
Dona Maria vive sozinha e sente a solidão mais acentuada com o passar dos anos. Seus vizinhos, tocados por sua história e pela simplicidade de seu desejo, têm se mobilizado na tentativa de ajudá-la a realizar esse sonho. A esperança é que, com a atenção voltada para sua história, familiares possam se mobilizar para ajudá-la nesse retorno tão sonhado às suas origens.
Os irmãos de Dona Maria, com quem ela perdeu contato, são:
- Agripina Alves Damasceno;
- Sebastião Alves Damasceno;
- Julia Alves Damasceno;
- Maria da Conceição Damasceno e
- Aliete da Conceição Damasceno.
A separação dos irmãos é um reflexo das dificuldades e desafios enfrentados por muitas famílias brasileiras, que, por variadas razões, acabam se distanciando.
A história de Dona Maria se torna um apelo emocional para a importância dos laços familiares e da solidariedade comunitária. Seus vizinhos em São Paulo têm feito o que podem, oferecendo companhia e apoio, mas sabem que o reencontro com sua família e o retorno à sua cidade natal significariam o mundo para ela.
A comunidade de Mata Grande, assim como os familiares de Dona Maria espalhados por Alagoas ou qualquer outra parte do Brasil, são convocados a se unirem nesta causa nobre. A história de Dona Maria ressalta a importância de valorizarmos nossas origens e família, independente da distância ou do tempo que tenha passado.
Para quem conhece a família Damasceno em Mata Grande ou tem informações que possam facilitar esse reencontro, é um momento de mostrar que, mesmo em um mundo tão vasto e por vezes indiferente, ainda há espaço para atos de amor e bondade. Dona Maria espera poder abraçar seus irmãos mais uma vez, e com a ajuda da comunidade, esse sonho pode se tornar realidade.