22 de junho de 2024

“A mamãe Chesf abandou seus netos”, cobra vereador Valmir Rocha durante audiência pública com vigilantes demitidos

Por

Redação, sitepa4 (via assessoria)

Na manhã desta sexta-feira (24/11), o vereador Valmir Rocha participou de Audiência Pública na Câmara de Vereadores para debater sobre as demissões de mais de cem vigilantes pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, juntamente com o sindicato da categoria e os parte dos profissionais atingidos.

Em sua fala, Valmir destacou que a atitude da companhia é uma “irresponsabilidade com os vigilantes, com a segurança das Usinas Hidro Elétricas, e com os moradores de nossa cidade. Uma vez que a mesma nunca apresentou uma simulação de evacuação, para assim, dar uma maior segurança à população de nossa cidade!”, pontuou com gravidade.

Outro ponto colocado pelo vereador foi a falta de compromisso da Chesf com o desenvolvimento regional:

“Eu vejo que Paulo Afonso não tem emprego, e a principal causa disso é a ‘mamãe’ Chesf, como muitos chamam”, ironizou. “Mas esquecem que a ‘mamãe’ abandou seus netos! E por isso a nossa cidade não tem emprego. E ainda, a Chesf tem um projeto que poderia contemplar Paulo Afonso e região com mais de 100 mil empregos diretos e indiretos, um projeto que sempre venho cobrando que é o ‘Cinturão Verde’, o mesmo projeto de irrigação que alavancou Petrolina e Juazeiro. Projeto esse que venho buscando a mais de seis anos!”, cobrou o Vereador Valmir Rocha.

A análise de Valmir resume o debate sobre o desenvolvimento regional, uma das premissas de empresas públicas e qualquer outra iniciativa que chegue a cidade de Paulo Afonso, deve buscar integrar a comunidade, tendo em vista os incentivos que recebem para tal.

No governo de Jair Bolsonaro, a Chesf, como parte do sistema Eletrobrás, deixou de ser controlada pelo Governo Federal, passando a ser gerida pelo grupo de acionistas, desde então, a empresa busca atender o lucro e reduzir custos, o que tem sem se resumido na precarização de alguns serviços, em certos casos, comprometendo a operação, a exemplo do apagão ocorrido em agosto.

A audiência foi concluída tendo como encaminhamento levar a empresa uma discussão que busque reverter as demissões que, como vimos, tem impacto significativo para centenas de trabalhadores.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!