11 de agosto de 2022

Motorista profissional terá saúde avaliada nesta segunda-feira

Com o objetivo de identificar e alertar para os problemas de saúde que podem interferir na direção de veículos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promove, nesta segunda-feira, 30, mais um Comando de Saúde Preventivo (CSP) em todo o país. Na Bahia, as ações serão realizadas nos postos da PRF de Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Eunápolis, das 8h30 às 12h30. Os condutores farão, gratuitamente, exames para avaliar obesidade, hipertensão, alcoolismo, força motora, grau de sonolência e acuidade visual, além das taxas de colesterol e glicemia.


 


O atendimento aos motoristas vai servir também para coletar dados e traçar um quadro estatístico sobre o perfil dos profissionais da área. Os casos mais graves serão encaminhados ao atendimento médico adequado ou até afastamento laboral. A idéia é reduzir acidentes de trânsito nas estradas. Serão investigados excesso de horas de trabalho e a ingestão de medicamentos impróprios, conhecidos como “arrebites”. Os condutores poderão ainda receber vacinas e orientações médicas.


 


No CSP realizado em 2007 na Bahia, foram avaliados 3.457 motoristas. Desta amostra, 42,2% trabalhavam excessivamente e 35,6% tinham pressão arterial considerada alta. Em abril deste ano, após um novo CSP, mais uma vez o perigo foi constatado. Dos 780 examinados na Bahia, 39,2% apresentavam hipertensão arterial e excesso de horas de trabalho e o mais grave: 37,5% admitiu ser alcoolista. Estes são alguns dos fatores que potencializam os riscos de acidentes.


 


As pesquisas revelaram que muitos deles não consultam os médicos preventivamente, além de que consomem anfetaminas e outros estimulantes para fugir do cansaço, causando sérios prejuízos ao organismo.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!