11 de agosto de 2022

Consórcio da Juventude tem aula inaugural dia 3

O Consórcio Social da Juventude Mandacaru terá sua aula inaugural realizada na próxima quinta-feira, 3 de julho em Delmiro Gouveia. O evento será realizado na Praça Nossa Senhora do Rosário e contará com a participação de mil jovens que farão parte do programa.


 


O projeto consiste em capacitar mil jovens, entre 16 e 24 anos, de 12 municípios do sertão alagoano terão oportunidade de capacitação profissional através de uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho, e a Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg), que é a entidade excutora.


 


Seu objetivo é ingressar no mercado de trabalho pelo menos 30% dos mil jovens capacitados, ao final de dez meses de projeto. O público alvo abrange jovens em situação de desemprego, oriundos de renda de meio salário mínimo, com defasagem escolar, em situação de risco e de minorias.


 


Além de Delmiro Gouveia, outros 11 municípios estão envolvidos no Consórcio – Água Branca, Carneiros, Inhapi, Mata Grande, Olho D´Água das Flores, Olho D´Água do Casado, Pariconha, Piranhas, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.


 


O Consórcio Social da Juventude do Sertão de Alagoas consiste em capacitar estes jovens através de aulas de inclusão digital; valores humanos, ética e cidadania; educação ambiental, saúde e qualidade de vida, e elevação da escolaridade.


 


As aulas, que somam 400 horas, serão ministradas em um espaço exclusivo em cada uma das cidades, com infra-estrutura física adequada, com salas de aulas com instalações de computadores, internet, secretaria, coordenação, área de lazer; além de contar com uma equipe composta de profissionais qualificados. Este espaço levará o nome de “Centro da Juventude”.


 


Em Delmiro Gouveia o espaço foi cedido pela Prefeitura Municipal, localizado próximo ao Mercado Público. Segundo o presidente da Fundação Delmiro Gouveia, Adair Nunes, o “Centro da Juventude” se propõe a ser “um espaço de trocas cotidianas e de referência para os jovens envolvidos no consórcio, propiciando experiência de apoio e gestão de um lugar de todos”.


 


Projeto


 


Para participar do projeto os jovens receberão uma bolsa auxílio no valor de 120 Reais durante os meses em que estarão participando das aulas, cuja freqüência deverá ser de 75% do total de horas de cada módulo.


 


Para Adair o principal desafio é a inserção desses jovens no mercado de trabalho. “Nosso compromisso é colocar no mercado de trabalho, ao final da capacitação, o maior número de jovens possível. O nosso compromisso social é de extrema importância não só para o sertão alagoano, mas para o Estado como um todo”, explicou Adair.


            .


           


Veruscka Alcântara


Assessora de Comunicação PMDG


9928-3047


 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!