29 de março de 2024

Feriadão será de chuvas fracas na maior parte da Bahia

Por

O Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (CEMBA/INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), prevê um final de semana de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas para Salvador e Região Metropolitana. A tendência é que este panorama permaneça para segunda e terça-feira (23 e 24), durante os festejos do São João. De acordo com os meteorologistas da instituição, as chuvas serão mais freqüentes à noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana e RMS devem variar entre 20º C e 31°C.


 


Para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul do Estado, a previsão para o período entre sexta (20) e domingo (22), com possibilidade de se estender para segunda e terça, é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. Nessas regiões, as mínimas tendem a variar entre 17ºC e 19°C, e as máximas entre 28 ºC e 30°C. São os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico que provocam estas chuvas na faixa centro-leste do Estado.


 


Nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde devem ser registradas as menores temperaturas do Estado, as mínimas podem chegar a 13°C e as máximas não devem passar de 28°C, conforme o meteorologista do CEMBA/INGÁ. Nessas regiões, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas em áreas isoladas.


Já para as regiões Centro-Oeste, Sudeste, São Francisco, Oeste, Norte e parte do Nordeste brasileiro, o céu deverá ficar com poucas nuvens e sem chuvas, devido a uma massa de ar seco que continua influenciando as condições do tempo. Nessas regiões, as temperaturas deverão variar entre 15 °C (mínima) e 33 °C (máxima).

Em todo o litoral baiano, a tendência é que a maré alta oscile entre 1,7 e 2,2 metros de altura e chegue a seus máximos em torno das 5h e das 17h. As alturas mínimas devem ocorrer em torno das 11h e 23h, com valores variando entre 0,3 e 0,6 metros. A previsão de ondas indica que elas terão fraca agitação e com altura máxima chegando a 1,2 metros.

A estação de inverno indica redução na incidência de Radiação Solar no Hemisfério Sul. Mesmo assim, a radiação que chega é considerada alta. “Na Bahia, os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV) 06, 07 e 08 previstos para o período entre os dias 20 e 22 de junho, fazem parte das categorias Alta e Muito Alta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”.


 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!