13 de agosto de 2022

Morre Alonso Maciel um dos pioneiros de Paulo Afonso

Um enfarte tirou a vida do empresário Alonso Maciel Ferreira, pioneiro de Paulo Afonso. Natural de Pesqueira, chegou a Paulo Afonso no final dos anos 50 e se estabeleceu com pequeno comércio ainda na área da feira livre, dentro do Acampamento da Chesf.

Aos poucos foi investindo no ramo até que criou a Casa Pesqueira, instalada onde hoje está o Supermercados Bom Preço da Rua Amâncio Pereira.

Naquele espaço, na confluência das ruas Amâncio Pereira, Santo Antônio e 31 de Março promovia todos os anos, no aniversário da Casa Pesqueira, grandes shows populares trazendo, com pioneirismo, grandes nomes da música popular brasileira como Alcione, Caubi Peixoto, Ângela Maria e tantos outros.

Os shows também abriam espaço para os cantores e bandas musicais da terra. Por ali passaram Os Dissonantes, Os Satélites e outros conjuntos musicais que eram os grandes da época.

Alonso Maciel também investia na programação das rádios. Patrocinava o programa “A Hora do Guri”, apresentado na Rádio Poty e era anunciante da Rádio Cultura.

A sua empresa cresceu e ele chegou a ter 9 Supermercados em Paulo Afonso, cidade e BTN, Acampamento de Itaparica e em Petrolândia.

Alonso Maciel Ferreira
tinha 75 anos e deixou muitos filhos, netos e bisnetos.

Foi um dos sócios fundadores da Rádio Bahia Nordeste, ao lado de Delcio Matos, também já falecido, Deputado Luiz de Deus e José de Matos Brito.

Recebeu o título de Cidadão de Paulo Afonso e recebeu vereadores, autoridades e grande número de convidados em um jantar no Grande Hotel de Paulo Afonso.

Deixou o ramo de venda e se dedicava a sua fazenda onde produzia leite para venda no comércio local mas, ultimamente, como estava só, passava também dias hospedado no Executive Hotel.

Foi ali, no seu apartamento, que se sentiu mal por volta do meio dia desta segunda-feira, 16 de junho. Ainda conseguiu ligar para a recepção do hotel e o recepcionista correu para dar assistência. Como a porta estava fechada, ele voltou, pegou a chave reserva e ainda tentou os primeiros socorros. O SAMU foi acionado imediatamente e Alonso foi conduzido ao Hospital Nair Alves de Souza, mas ali já chegou sem vida.

Centenas de pessoas acorreram para a capelinha do HNAS onde ele ficou e dali foi transferido para a Câmara Municipal de Paulo Afonso, onde é vereador um dos seus filhos, Edson Oliveira Maciel. Ali o corpo está sendo velado e sairá para o cemitério local nesta terça-feira às 11 da manhã.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!