26 de julho de 2024

São João baiano movimenta milhões no interior

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Por trás daquele forrozinho gostoso e do calor da fogueira de São João, muitos milhões de reais irão aquecer, mais uma vez, as festas juninas nos municípios baianos. As prefeituras estão se esforçando, montando megaestruturas e trazendo atrações nacionais de peso, afinal, 2008 é ano de tentativa de reeleição ou mesmo de despedida para muitos prefeitos, que querem encerrar a gestão com chave de ouro. O lado positivo é que, quanto maior a festa, maior é o movimento econômico, que deve beirar os R$500 milhões, segundo estimativas do governo estadual.


 


Não são apenas as cidades que tradicionalmente realizam a festa que receberão grandes atrações. Em Piritiba, distante 320 quilômetros de Salvador, por exemplo, o público vai poder conferir gratuitamente o show da dupla Zezé di Camargo e Luciano – que cobra cachê de aproximadamente R$300 mil. Em São Francisco do Conde, além dos irmãos famosos, participarão também dos festejos o sertanejo Daniel, o deputado federal por São Paulo e cantor Frank Aguiar e bandas que arrastam grandes públicos, como Calcinha Preta e Calypso.


 


A tranqüila Mucugê não vai ficar atrás e, apesar de ter sido castigada pelas queimadas e decretado estado de emergência há apenas sete meses, vai esquecer os problemas durante a folia junina e terá 18 bandas – de pequeno e médio porte.


 


Em cidades com maior tradição, a exemplo de Amargosa, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Cachoeira e Santo Antônio de Jesus, a previsão é que o comércio mais uma vez tenha forte incremento e muitas casas sejam alugadas. Em alguns deles, o movimento em negócios se aproxima dos R$10 milhões durante os dias de festa.


 


Capital – Salvador também promete ter um São João “arretado”, com shows de estrelas como Alceu Valença e as pratas da casa Daniela Mercury e Margareth Menezes. E a festança já começou, principalmente no Centro Histórico. A capital nunca teve fama de reduto junino, mas o governo do estado está tentando mudar esse perfil em 2008, assim como pretende aquecer o mercado hoteleiro de cidades como Ilhéus e Porto Seguro.


 


De acordo com o secretário de turismo, Domingos Leonelli, o investimento para este ano é de R$10 milhões (R$4 milhões só em mídia), um aumento de quase 79% com relação ao ano passado, quando R$5,6 milhões foram destinados à folia junina da Bahia. Leonelli admite que as eleições de outubro influenciam os prefeitos a fazerem festas ainda mais bonitas, mas considera que a valorização do São João no estado é a grande beneficiada com isso.

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