15 de agosto de 2022

Receita libera na 2ª feira consulta à restituição

A Receita Federal vai liberar na segunda-feira (9), a partir das 8h, a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008. A consulta pode ser feita no site ou pelo telefone 146, informando apenas o número do CPF.


 


Serão liberadas 1,3 milhão de restituições, sendo a maioria (77,1%) de pessoas com 60 anos ou mais. Contribuintes que entregaram a declaração nos primeiros dias também estão nesse lote.


 


As restituições estarão disponíveis no dia 16, e o montante a restituir será acrescido, segundo a Receita, de 1,88%, correspondente à variação da taxa de juros.


O segundo lote de restituições do Imposto de Renda deverá ser pago pela Receita Federal no dia 15 de julho. Como de costume, as consultas ao segundo lote devem ser abertas cerca de uma semana antes do pagamento. 


 


Ano passado – No primeiro lote de 2007, pago em junho do ano passado, foram liberadas 14,1 milhões de declarações, das quais 932 mil para contribuintes com direito à restituição, no valor de R$ 999 milhões, todos com idade igual ou superior a 60 anos em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Desse modo, aumentou o número de restituições pagas no 1º lote deste ano.


 


O anúncio do pagamento do primeiro lote de restituições acontece após as consultas terem sido erroneamente abertas pelo Serpro (Serviço de Processamento de Dados) do Governo federal na última quarta-feira (4) pela manhã e, após algumas horas, fechadas pela Receita Federal. Segundo o supervisor nacional do IR da Receita Federal, Joaquim Adir, as consultas foram fechadas na quarta-feira porque o lote ainda estava incompleto.


Programação – As restituições são pagas pela Receita Federal em sete lotes, entre junho e dezembro, sendo um por mês. As datas dos pagamentos neste ano são as seguintes: 16 de junho, 15 de julho, 15 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 17 de novembro e 15 de dezembro.


 


Recebe primeiro a restituição quem mandou a declaração mais cedo pela internet, sem erros ou omissões. O prazo para declaração se iniciou em março e foi até 30 de abril.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!