15 de agosto de 2022

O pré-candidato do Democratas à prefeitura de Salvador recebe apoios do PR e do PRB

Faltando menos de um mês para as convenções, o pré-candidato do Democratas à prefeitura de Salvador, deputado federal ACM Neto, recebeu dois apoios de peso no cenário político local: o do PR e o do PRB, que integram a base de sustentação do governo federal. O primeiro indicou o vice na chapa encabeçada pelo democrata, que será o bispo Márcio Marinho, primeiro suplente de deputado federal e líder político da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). O segundo, que é o braço político da Iurd, tem em seus quadros o radialista Raimundo Varela, que abriu mão da pré-candidatura para declarar que está com ACM Neto. A chapa democrata, composta por oito partidos, será oficializada na convenção marcada para o dia 27 de junho, no Cais Dourado, no Comércio.


 


Os apoios foram anunciados no evento realizado no Fiesta Convention Center, no Itaigara, que contou ainda com a presença dos senadores César Borges (PR) e Antonio Carlos Júnior (DEM), dos presidentes estadual e municipal do PRB, Valdir Trindade e Sildevan Nóbrega, representantes do PTdoB, do PRP, do PSDC, do PTN e do PTC – além de familiares do deputado, como a esposa Lídia Magalhães, a mãe Rosário Magalhães e o primo Luis Eduardo Magalhães Filho.


 


A aliança, costurada em sigilo há alguns dias e que foi fechada no último domingo, fortaleceu a pré-candidatura de ACM Neto, em função do apoio da Iurd e de Varela, que liderava as pesquisas e cujos votos serão agora disputados numa campanha acirrada. A manobra também tirou do PT dois possíveis aliados no momento em que o PR negociava uma secretaria com o governo Jaques Wagner, principal incentivador da pré-candidatura petista do deputado Walter Pinheiro. Com os novos apoios, o democrata já conta com oito partidos ao seu lado (DEM, PR, PRB, PTdoB, PRB, PSDC, PTN e PTC) e cerca de cinco minutos de tempo de televisão.


 


Interlocução – ACM Neto disse esperar que os novos apoios possam favorecer uma interlocução com os governos federal e estadual, caso ele vença a eleição, expectativa também manifestada pelo senador César Borges. O deputado disse que vai agendar, assim que for eleito, uma conversa com o presidente Lula e com o governador Jaques Wagner, ambos do PT. “Espero contar com a força e a inteligência política desses dois partidos para trazer recursos para Salvador, porque projeto nós teremos”, salientou.


 


O deputado classificou os apoios do PR e do PRB, que tem como presidente de honra o vice-presidente da República, José Alencar – o que foi destacado por ACM Neto –, como “extraordinários” e “plurais”. Ele prometeu a Varela que, caso seja eleito, vai governar para privilegiar os mais pobres, que são os que mais sofrem com o aumento da violência e o caos em setores como saúde e transporte público. O radialista, que apresenta diariamente o programa Balanço Geral, da TV Itapoan, tem grande popularidade nos bairros periféricos da cidade.


 


ACM Neto disse que não apelou para a amizade com César Borges para obter o apoio do PR. “Muito pelo contrário, eu sempre entendi o papel de César Borges como presidente do PR e como senador da República”. O deputado também afirmou que convidou o deputado federal Luiz Carreira (DEM) para ser o coordenador geral de sua campanha à prefeitura. Carreira, que já vinha trabalhando na pré-campanha democrata, aceitou o convite e vai se licenciar do mandato na Câmara. Com isso, assumirá a vaga o suplente Márcio Marinho (PR).


 


Adversários precavidos


 


A confirmação da chapa encabeçada pelo deputado federal ACM Neto (DEM) e do bispo Márcio Marinho (PR) surpreendeu os outros pré-candidatos. Segundo fontes do PSDB, o clima dentro do partido era de apreensão, apesar da tentativa de mostrar para a opinião pública que estava “tudo bem”. Por meio de sua assessoria, o pré-candidato Antonio Imbassahy disse que não iria comentar a formação de chapa. O tucano escolheu como vice o ex-vereador Miguel Kertzman, do PPS.


 


Já o integrante da executiva estadual da sigla, vereador Jorge Jambeiro, disse que os tucanos estavam “esbanjando otimismo”, diante “da confirmação do candidato que iria com ele para o segundo turno”. Segundo análise do vereador, com a retirada do nome do apresentador Raimundo Varela (PRB) do páreo, o quadro ficou definido.


 


“Apostamos que o segundo turno agora será entre o DEM e o PSDB, melhor posicionados em todas as pesquisas de intenção de votos. Até porque o PT e o prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) não vão ultrapassar a marca dos 10%”. O integrante da executiva tucana disse ainda “ter a certeza que o PT vai apoiar o ex-prefeito Imbassahy em um eventual segundo turno”.


 


Análise – O coordenador do programa de governo do prefeito João Henrique e pré-candidato a vice na chapa peemedebista, Edvaldo Brito (PTB), disse que a definição antecipada dá mais base para os partidos e para a própria população discutir os problemas da cidade. “O pluralismo se torna útil para o eleitor, na medida em que pode ele visualizar bem o cenário apresentado. Entendo que o eleitorado de Salvador vai demonstrar sua preferência em razão das idéias que cada coligação vai apresentar”.


Na chamada frente das esquerdas, o clima que impera é o da indefinição. Às vésperas do período determinado pela legislação eleitoral para realização das convenções e confirmação das candidaturas, PT, PSB, PCdoB e PV ainda não definiram o futuro de uma possível aliança. Mesmo após intensas rodadas de negociação, nenhum desfecho para o imbróglio foi anunciado publicamente. De acordo com a pré-candidata do PSB, deputada Lídice da Mata, os partidos estão em processo de diálogo e um acordo pode ser divulgado até o fim desta semana. Por enquanto, o pré-candidato do PT, Walter Pinheiro,insiste em ser o “cabeça de chapa” da chamada frente de esquerda.


 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!