13 de agosto de 2022

Festas juninas começam com trezenas e muita comida típica

A fartura dos produtos típicos juninos já estão expostas nos estabelecimentos comerciais da cidade. É a época de muita laranja, milho, aipim, amendoim e outros do gênero que são ofertados já com alteração de preço devido à grande demanda de compra. Mas deixando de lado as guloseimas e a elevação de preços aplicada pelos comerciantes e entrando na parte religiosa: dia 1º, domingo, tem início a Trezena de Santo Antonio, depois vem São João e no final do mês São Pedro.



A fartura nesta época do ano é considerada pelos católicos como a resposta das orações e procissões que realizam no dia de São José, 19 de março, padroeiro dos agricultores e da família, no dia em que plantam toda a espécie de produtos agrícolas, principalmente o milho, e colhem nesta época do ano, próximo ao Dia de São João.



Aliada à devoção religiosa nos dias destes santos festejados em junho, vem a alegria, e descontração do povo baiano que aproveita estas festas para transformar em muita diversão regada à música tradicional da época e, como não poderia deixar de ser, pratos típicos confeccionados com produtos agrícolas. Tudo isto com um toque especial das tradições como a de acender uma fogueira, enfeitar o espaço com bandeirinhas coloridas, soltar fogos e balões (procurando uma forma artesanal que não seja perigosa para o meio ambiente, que provoque incêndio, recomendam as autoridades), dançar quadrilhas e ingerir licores com o sabor das mais variadas frutas da terra.



O primeiro dos santos a ser homenageado é Santo Antônio, homenageado com trezenas, alvoradas, rezas e procissões, reunindo católicos nas igrejas. No entanto, há as tradicionais rezas que são realizadas em casas, que se iniciam no dia 1º de junho e se estendem até o dia 13, dia dedicado ao santo.



Santo Antônio é padroeiro dos pobres, invocado para se achar objetos perdidos, santo casamenteiro, por isto muitas graças e simpatias são feitas para o santo de geração em geração com pedidos neste sentido. A popularidade do santo chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, onde Santo Antônio nasceu, na cidade de Lisboa, em 1195, onde foi cônego regular.



O mais popular dos santos juninos é São João, que nasceu no dia 24 de junho, filho de Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe do Filho de Deus. O nascimento do santo foi anunciado pelo anjo Gabriel e, quando nasceu, esse fato foi comunicado, conforme combinação, por uma fogueira ( daí a origem da fogueira nesta época). Ele também é chamado de o Batista, pois batizou Jesus no Rio Jordão foi, também, seu precursor, fazendo pregações e anunciando sua vinda. Ele morreu degolado, por ordem de Herodes Antipas, a pedido de sua enteada Salomé.


 


No final do mês de junho, dia 29, é o dia de São Pedro, que foi um dos 12 apóstolos escolhido por Jesus para ser o fundador da Igreja Católica “Segue-Me e farei de ti um pescador de homens.” Foi o primeiro Papa da Igreja Católica Romana. O santo nasceu na Galiléia e foi pescador, também morreu crucificado, pregado de cabeça para baixo, a seu pedido, por se considerar indigno de morrer como Jesus Cristo. São Paulo, também, é festejado no dia 29 de junho. Cidadão romano, Saulo foi um perseguidor ferrenho e cruel dos primeiros cristãos, até o dia em que, na estrada de Damasco, ouviu a voz de Jesus, convertendo-se , então. Foi decapitado por uma espada.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!