A população de Paulo Afonso recebeu muito bem o governador Jacques Wagner na quarta-feira (21), no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, centro da cidade. E o governador Jacques Wagner retribuiu a acolhida anunciando logo no inicio do seu discurso após cumprimentar o público solicitando uma saudação calorosa, que naquele momento estava autorizando a construção de uma UTI
A UTI será construída em parceria com a Chesf, Governo do Estado e governo municipal. Wagner fez questão de convocar Gilberto Pedrosa, Administrador Regional da Chesf
Dois dias após a visita do Governador Jacques Wagner, na sexta-feira 23, Gilberto Pedrosa, Maninho, conversando com a reportagem do Jornal Expressão disse já ter encaminhado a SESAB um projeto para implantação da UTI no Hospital Nair Alves de Souza. “Trata-se de um projeto que a Chesf já tinha pronto para implantação de uma UTI no HNAS. A Chesf já está fazendo a aparte dela, agora cabe ao Governo do Estado e o município cada um cumprir sua parte do acordo, claro que serão necessários alguns ajustes técnicos quanto ao projeto, mas isso são detalhes fácies de serem resolvidos, quanto ao Banco de Sangue, já está quase todo reformado e estão sendo providenciadas todas as exigências feitas pela Anvisa e em breve já estará disponível a população. Sabemos da importância do Hospital para a população de toda a microrregião de Paulo Afonso”, declarou Maninho.
Com mais de 10 mil atendimentos por mês, o HNAS, localizado
“Sua missão é atender à comunidade de Paulo Afonso, mas, sabendo das necessidades da região e da relevância do HNAS, a Chesf vem oferecendo suporte, investindo em equipamentos e treinando as equipes para dar as melhores condições de atendimento a todos. Por isso, nos últimos anos, as melhorias têm sido significativas e o Hospital conta, atualmente, com Centro de Emergência subdividido nos prontos-socorros Adulto, Infantil, Ortopédico e Sala de Reanimação. Dispõe, também, de laboratório e banco de sangue, eletrocardiograma, ultra-sonografia, colposcopia, raio-X, sala de cirurgia de alta freqüência, sala para pequenas cirurgias, sala para curativos, clínicas cirúrgicas, maternidade e berçário.
A Chesf investiu maciçamente na aquisição de novos equipamentos para instalação de uma Unidade Semi-Intensiva, com recurso de aproximadamente R$ 200 mil, que inclui: oxímetro de pulso portátil, desfibrilador portátil, carro de emergência, cardioscópio, ventilador pulmonar, aparelho de anestesia móvel, berço aquecido, bombas de infusão peristáltica, analisador automático portátil de Ph, de gases sanguíneos, de eletrólitos e de hematócritos”, afirmou Maninho
Atendimento emergencial e credenciamento ao SUS
O Hospital Nair Alves de Souza é o grande serviço de emergência da microrregião de Paulo Afonso, com perfil de urgência em cirurgia, trauma, clínica médica, pediatria e maternidade. Mesmo sendo de propriedade da CHESF, cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) como rede privada, quase 100% dos seus usuários são do SUS.
Segundo os técnicos do HNAS, o credenciamento no SUS foi uma vitória, pois permitiu ampliar os serviços. “Desde que o HNAS foi credenciado, temos que obedecer às normas legais e praticar preceitos, tais como: universalidade, eqüidade, integralidade, gratuidade e controle social ”, na perspectiva de atendimento igualitário tanto para as pessoas carentes, como para os mais abastados.
Como unidade de urgência, a prioridade no atendimento segue o critério da gravidade. Sendo assim, primeiramente são atendidos os pacientes mais graves, com risco de vida iminente e, em seguida, aqueles que não estiverem nessa situação, por ordem de chegada.
HNAS ontem e hoje
A história do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) se confunde com a história da CHESF e com o desenvolvimento da região. Em 1948, foi criado o posto de Puericultura e iniciada a sua construção, oficialmente em operação desde 1949. Recebeu esse nome em homenagem à esposa do então presidente da Companhia, o engenheiro Alves Souza.
Na época, o HNAS tinha como principal objetivo dar suporte aos trabalhadores responsáveis pela construção das usinas de Paulo Afonso. Quando foi construído, contava com uma enfermaria com 24 leitos e uma equipe de 11 enfermeiros e três médicos.
A Administração implementou um serviço ágil de comunicação interna e externa, garantindo espaço para ouvir a comunidade. A média diária de atendimento é de mais de 300 pessoas, provenientes não apenas de Paulo Afonso, mas de 22 municípios circunvizinhos.
A população de Paulo Afonso recebeu muito bem o governador Jacques Wagner na quarta-feira (21), no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, centro da cidade. E o governador Jacques Wagner retribuiu a acolhida anunciando logo no inicio do seu discurso após cumprimentar o público solicitando uma saudação calorosa, que naquele momento estava autorizando a construção de uma UTI