11 de agosto de 2022

Jaques Wagner anuncia construção de UTI com dez leitos para Paulo Afonso

A população de Paulo Afonso recebeu do governador Jaques Wagner nesta quarta-feira (21), quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), sendo duas de unidades de suporte básico (USB), uma de suporte avançado (USA) e uma reserva técnica. O município de Glória recebeu uma unidade de suporte básico. Além das unidades móveis, o Samu 192 dispõe de uma base ou posto fixo, situada na Central de Regulação, no bairro Tancredo Neves I (BTN – I), vizinho ao Hospital Municipal. A solenidade de entrega aconteceu na base do Samu.


Após a entrega das ambulâncias, o governador e comitiva participaram da solenidade de instalações do 15º grupamento de Bombeiros Militar de Paulo Afonso, localizado na av. Maranhão,Centro Industrial.


Já no Lindinalva Cabral, o governador Jaques Wagner, anunciou que naquele momento estava autorizando a construção de uma UTI em Paulo Afonso no Hospital Nair Alves de Sousa, com dez leitos. Será uma parceria da CHESF, Governo do Estado e Prefeitura e a previsão da entrega dessa UTI à população é de 60 dias. Também foi anunciada a construção de um banco de sangue. Durante a solenidade foi assinada uma ordem de serviço para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade.


O governador disse que estava orgulhoso em saber que o município de Paulo Afonso era destaque internacional pela exportação de Tilápia, “hoje já se come hambúrguer de Tilápia com peixe aqui de Paulo Afonso, parabéns prefeito”. Falando da estrada que liga Paulo Afonso a Sergipe, ele disse que não só essa estrada mais todas as estradas que cortam o Estado da Bahia estão sendo recuperadas. “Nós herdamos um estado com muita coisa a ser feita e isso leva tempo”.   


O governador em seu pronunciamento comentou que politicamente não quer interferir em decisão de nenhum município, ele espera que haja bom senso entre os candidatos e que nos municípios onde existam candidatos de partidos da base do governo, que eles se entendam, “marido e mulher quando não se entendem tem que se separar, a mesma coisa é na política, mas espero que isso não aconteça com o PT e os partidos que me apoiaram, que me elegeram, que todos juntos conseguiram fazer o que muitos achavam que era impossível, derrotamos um grupo político forte que há muitos anos tinha o domínio da política na Bahia e isso só foi possível porque eu acreditei que seria com a união do PT com os partidos da oposição que conseguiríamos chegar lá. E a minha eleição só foi possível graças ao apoio dos partidos que acreditaram em mim. Portanto, faço questão que todos os partidos da minha base política continuem unidos” relembrou Jacques Wagner.


Para alguns políticos presentes, o governador deu um recado bem dado e objetivo para aqueles que torcem para que não aconteça uma união do PT com o PSB em Paulo Afonso nas eleições de outubro.


Segundo Wagner, o presidente Lula esteve em Salvador no início do mês e anunciou mais de R$ 20 bilhões em investimentos que vão desde a agricultura familiar até a infra-estrutura. “Além disso, a Bahia foi o estado nordestino que mais gerou emprego no primeiro trimestre de 2008. Tenho orgulho de dizer isso aqui em Paulo Afonso”.


O governador disse ainda que foram contratados mais de 8 mil profissionais de saúde, mais de 7 mil pessoas para a rede de educação, foram compradas ambulâncias, construídos hospitais, hemocentros, além das ações dos programas Água e Luz para Todos, que beneficiam milhares de baianos


Visita democrática


Enquanto o governador Jaques Wagner discursava, foi bastante aplaudido e deixou que ocorressem intervenções de populares, ele parou de falar, escutou e disse que todas as solicitações feitas a ele em Paulo Afonso pela população estavam sendo anotadas pelos seus assessores para serem analisadas. “Não estou aqui para prometer nada, tudo que vocês querem tem de ser analisado, e assim que for possível, serão postas em prática, sei que tanto na segurança, como na saúde tem muita coisa ainda a ser feita, mas tudo não pode ser feito em apenas um ano e quatro meses, tenham paciência, como eu já falei antes, eu não estou aqui para prometer o que não pode ser feito” falou o governador durante seu pronunciamento no Lindinalva Cabral.


O SAMU 192


Em Paulo Afonso, a equipe do SAMU 192 será composta de 7 médicos, 14 técnicos auxiliares de regulação médica e uma média de 5 rádio-operadores. Nas ambulâncias dos dois municípios haverá 7 auxiliares de enfermagem e entre 6 e 7 condutores para cada unidade de suporte básico. Nas de suporte avançado, serão 7 médicos, 7 enfermeiros e 6 condutores.


As unidades de suporte básico são equipadas com suporte de soro, rede de oxigênio, aspirador, tensiômetro, glicosímetro, maleta de parto, pranchas curta e longa, talas para imobilização, colar cervical e colete imobilizador, bandagem e medicações.


A equipe é formada por um técnico em enfermagem e um condutor. As de suporte avançado são dotadas com estrutura semelhante à de uma UTI, contendo, além de todos os equipamentos das USB, respirador, monitor cardíaco e desfibrilador, oxímetro de pulso, bomba de infusão, material para acesso venoso e material para entubação. A equipe é composta por um médico, um enfermeiro e um condutor.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!