10 de agosto de 2022

Lagos da Chesf estão em total abandono

O olhar sobre tais espelhos d’água encantavam os turistas que visitavam nossa cidade, além das cachoeiras, são das margens dos lagos que os visitantes retratam suas passagens por aqui, são também as imagens que aparecem nos cartões postais que encontramos em diversos lugares pelo mundo afora.


 


É também unânime sob a ótica ambientalista que a revitalização desses lagos tem impacto positivo sobre o ambiente urbano, pois além dos motivos acima, eles proporcionam o surgimento de diversos nichos ecológicos que viabilizam a expansão do equilíbrio vital a sobrevivência da espécie humana.


 


Hoje, como pode ser observado nas imagens, a situação desses lagos é crítica e preocupante.


 


Em março do ano passado, a Prefeitura Municipal de Paulo Afonso iniciou o trabalho de recuperação desses lagos (ver matéria abaixo), mas, sem planejamento, recursos humanos e materiais adequados e, além disso, segundo alguns especialistas, era um período de chuvas, que não é o ideal para esse tipo de trabalho, quando a obra foi iniciada. Todos esses aspectos levaram ao fracasso do projeto de revitalização dos lagos, deixando toda população frustrada.


 


No dia 19 de março de 2007, o site oficial da Prefeitura, publicou com entusiasmo, uma matéria sobre o andamento dos trabalhos de recuperação dos lagos da Chesf. Veja:


 


Prefeitura intensifica trabalho de recuperação dos lagos


 


Texto: Lúcia Reinaldo / Ascom


 


O trabalho de recuperação dos lagos já está dando novo visual a paisagem em seu entorno. As retiradas de entulhos, lixos e ramagens estão sendo constantes. A Prefeitura de Paulo Afonso iniciou essa importante obra ambiental e turística no mês de março e tem na coordenação a Secretaria de Serviços Públicos, com apoio de Infra-estrutura e orientação técnica do Departamento de Meio Ambiente.


 


A obra está sendo realizada com recursos próprios do município em parceria com a Chesf e organizações da sociedade civil como a ARPA (Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso) que realizará o plantio de árvores e plantas ornamentais nos entornos dos lagos.


 


Os lagos que serão revitalizados: Lago do Belvedere, a correnteza, lago da cal, canal das lavadeiras, represa da Usina Piloto;


 


2. Lago da Piscicultura da CHESF, lago do antigo cemitério, Lago da Ilha dos Patos (Clube dos Velhinhos), canal da Escolinha, Lago do Boi e a Sucuri, Balneário;


 


3. Lago do Senhor do Bomfim, Canal do Centenário, Canal do Caminho dos Lagos, Lago da Vila Militar, Lago da Boa Idéia, lago do “ferro velho”, Lago dos Aflitos.


 


A primeira etapa (ramais 1 e 2) deve estar pronta até a primeira semana de junho quando serão lançadas novas águas durante a Semana de Meio Ambiente, já a segunda etapa, (ramal 3), ficará pronta até setembro, pois depende indispensavelmente da construção de uma adutora com capacidade para 250 m³/h, que ligará o canal da PA.IV. ao Lago do Senhor do Bomfim.



Publicada em: 19/3/2007 09:16:00

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!