28 de março de 2024

Biblioteca Móvel Itapemirim em Paulo Afonso

Por

A Biblioteca Móvel Itapemirim, é uma biblioteca circulante, estruturada em um ônibus adaptado e tem como objetivo promover o incentivo à leitura e a disseminação da informação para os mais diversos públicos: adultos, jovens, crianças, moradores de centros urbanos, periferias e zonas rurais.


 


A estrutura das empresas do grupo, principalmente voltado para o transporte rodoviário de passageiros e de cargas, sustenta a manutenção e garante a logística de funcionamento da biblioteca em todo o Brasil.


 


A Biblioteca Móvel Itapemirim está na Av. Getúlio Vargas,centro, do dia 12 a 17 de maio na Praça Padre Lourenço na Av. Delmiro Gouveia (BTN), e no dia 19 a 24 de maio na Praça Velho João – bairro Centenário. Além de os moradores terem acesso gratuito a mais de mil livros de diversas áreas de interesse (ver relação abaixo), poderão participar de atividades lúdicas. O horário de funcionamento da Biblioteca é das 10hs às 17hs, podendo ser visitada por pessoas de qualquer idade.


 


Os ônibus foram adaptados especialmente para atender às necessidades do seu funcionamento adequado em qualquer parte do país: telão, computadores, impressora, TV, o video, o DVD, o sistema de som e área para atendimento externo com toldo, mesas, cadeiras entre outros.


 


A Biblioteca Móvel Itapemirim viaja por todo o Brasil desde outubro de 2005, atendeu 110 mil pessoas, visitou mais de dezessete estados brasileiros e percorreu cerca de 29 mil quilômetros.


 


Já a unidade patrocinada pela Shell, visitou as regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste. Atendemos cerca de 86 mil pessoas, visitamos mais de 48 localidades e já percorremos 27 mil quilômetros. Já para esse ano estão previstas cidades de São Paulo-SP, Minas Gerais-MG, Vitória-ES e Rio de Janeiro- RJ.


 


O projeto pedagógico foi desenvolvido pela profª Walda Antunes, doutora em educação e mestre em planejamento bibliotecário. O acervo foi criteriosamente selecionado, tratado e informatizado; é formado por mais de mil títulos que contemplam as diversas áreas de interesse para o atendimento das comunidades.


Atualmente contamos com dois ônibus viajando por todo o Brasil; a Unidade Itapemirim e a Unidade Shell.


 


A Biblioteca Móvel Itapemirim permanece em cada localidade por um período de uma semana e oferece além dos serviços convencionais de uma biblioteca, uma programação cultural que inclui: oficinas lúdicas, teatro de fantoches, hora do conto, encontro com autores, agendamento de escolas e/ou instituições, atividades relacionadas ao calendário cultural anual (ex: Dia do livro, dia do índio, etc…), exposições, palestras e reuniões, lançamento de livros, concursos, apresentações musicais, apresentações teatrais, entre outras.


 


O projeto tem parceria da Maurício de Sousa Produções cujos personagens mundialmente conhecidos viajam com a biblioteca e ajudam a conquistar crianças, jovens e adultos para a experiência da leitura.


 


O projeto também conta com o apoio da COQUETEL (Ediouro), da Revisteca da Abril, e da Arches Lib.


 


A Ediouro doa mensalmente 300 revistas de passatempos “Coquetel” como brindes para quem participa das oficinas recreativas. Tais atividades compreendem o Jogo dos Erros, Labirinto, Memorex, Palavras Cruzadas Diretas e Caça- Palavras.


 


A Revisteca da Editora Abril (um projeto da Dinap) também viaja com a Biblioteca Móvel Itapemirim. São doadas trimestralmente as principais revistas da Editora Abril, que passam a fazer parte do acervo da Biblioteca Móvel.


 


O projeto tem o apoio da Arches Lib por meio da utilização do software utilizado para o gerenciamento de bibliotecas, homologado em mais de 400 bibliotecas no país.


 


Em cada unidade, há dois monitores treinados e contratados pela Itapemirim. Além dos monitores, a empresa convida até três pessoas da comunidade local para participarem do projeto, oferecendo a oportunidade de estagiários, lideres da comunidade ou pessoas envolvidas com projetos sociais vivenciarem na prática, durante o período em que a biblioteca está na cidade, o funcionamento de uma biblioteca. Todos os mediadores/voluntários recebem um manual especialmente elaborado para auxiliá-lo na execução das atividades em suas comunidades. O manual contém informações básicas sobre uma biblioteca, desde a aquisição dos livros e sua classificação até o funcionamento passo a passo da Biblioteca Móvel Itapemirim.


 


O contato inicial com os municípios atendidos pela Biblioteca Móvel Itapemirim é feito com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura e Educação de cada cidade. As estatísticas de funcionamento, os relatórios, bem como os dados computados no processo de acompanhamento, permitem avaliar os resultados do que foi oferecido com os resultados esperados.


 


Áreas contempladas pelo acervo: Referência(Atlas, Dicionários, Enciclopédias, Guias);Generalidades (Filosofia, Psicologia, Geografia, História, Medicina, Esporte, Artes, Religião); Literatura Brasileira (Contos, Crônicas, Romances), Poesia, Literatura Juvenil, Literatura Infantil.


 


Fonte: Projeto Biblioteca Móvel Itapemirim

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!