Quase 200%: este é o aumento de casos de dengue registrados pela Bahia este ano, em relação ao mesmo período do ano passado (de janeiro até 30 de abril). Enquanto em 2007 havia 7,1 mil infectados, hoje somam-se 20.973. Destes, 42 casos estão confirmados como forma grave da doença, de um total de 124 suspeitas, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Quatro mortes foram registradas na capital, em Lauro de Freitas, Tucano e Itagibá.
Até agora, Salvador se mantém na liderança baiana: 787 doentes, sendo 15 já com confirmação de gravidade. Só no Hospital Couto Maia, referência em doenças infecto-contagiosas, há 21 pessoas internadas com complicações no quadro de dengue, sete delas crianças. Segundo a diretora Ceuci Nunes, alguns pacientes estão sob suspeita de febre hemorrágica. Eles ficam em observação, recebendo hidratação constante.
Dos 291 municípios em que o mosquito transmissor tem se alastrado, Tucano (a
Apesar do aumento constante do número de casos, a superintendente de vigilância e proteção à saúde da Sesab, Lorene Pinto, garante que está havendo conscientização. “A mobilização social está de vento