28 de março de 2024

Prazo para regularizar título termina nesta quarta-feira

Por

Quem pretende votar nas eleições de 5 de outubro tem até as 18h desta quarta-feira, 7, para retirar a primeira via do título de eleitor, ou regularizar a situação do documento junto ao TRE.


 


Após o vencimento do prazo, a emissão de primeira via e a regulariazação do título só voltam a ser feitos em dezembro. Quem votou ou justificou a ausência nas eleições passadas, mas precisa somente solicitar a segunda via do título, tem até dez dias antes das eleições, e pode votar levando apenas um documento de identidade.


 


Documentos – Para solicitar os serviços do TRE, o eleitor deve levar ao cartório eleitoral documento de identificação oficial com foto – carteira de identidade, de trabalho, ou de motorista – e comprovante de residência, além do certificado de alistamento militar para os homens.  Em caso de transferência, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral da nova residência. Já os eleitores que estão com o documento cancelado por não ter votado em três eleições consecutivas devem pagar multa de R$ 3.


 


O título de eleitor é documento obrigatório para brasileiros com idade entre 18 e 70 anos alfabetizados. Sem ele, além de não votar, o cidadão fica impossibilitado de tirar CPF e passaporte, fazer matrícula própria e de dependentes em escolas e universidades públicas, assumir cargos públicos e movimentar conta bancária ou solicitar empréstimo em bancos oficiais.


 


Revisão – Por conta de suspeitas de fraudes nas eleições, o TRE realizou a revisão de títulos em 199 municípios baianos em 2007. Durante o processo, todos os eleitores dessas localidades foram convocados a comprovar identidade e domicílio eleitoral.  Segundo o TRE, foram cancelados 745 mil títulos, incluindo os não comparecimentos, número recorde no País. A Bahia teve, nas últimas eleições, em 2006, 9.109.353 eleitores.


 


Serviço  Mais informações sobre título de eleitor estão disponíveis no site do TRE

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!