28 de março de 2024

Dengue: Paulo Afonso registra 5 casos e 42 notificações

Por

ACZuca


 


Com a epidemia de dengue na qual o país enfrenta na atualidade a reportagem o repórter AC Zuca buscou informações locais sobre o assunto e entrevistou a coordenadora da Unidade de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Paulo Afonso fazendo vários questionamentos.

Edenildes Torres falou da atual situação que se encontra o município no que tange a dengue. A unidade conta com 39 Agentes de Endemias, sendo que 34 atuam na área urbana e 5 na zona rural. Segundo informações da coordenadora os trabalhos estão sendo intensificados, inclusive com palestras nas escolas.

Os Agentes de Endemias visitam os lares a cada dois meses, mas se determinada comunidade estiver sentindo a necessidade de um trabalho mais eficaz é só solicitar. “Estamos participando junto com a 10ª DIRES e diversas entidades no enfrentamento contra a dengue. A comunidade tem colaborado com a questão, sendo ela muito importante nesse enfrentamento. No cotidiano estamos trabalhando para fazer de Paulo Afonso uma cidade controlada sobre a dengue” disse Edenildes Torres.

As informações colhidas dão conta da presença de pessoas nos hospitais da cidade principalmente de crianças com sintomas da dengue. “qualquer sintoma sentido por algum morador dessa cidade, procure nossos postos de saúde, pois temos equipes capacitadas para atender essas pessoas, caso seja necessário encaminhamos para um hospital onde um exame laboratorial será feito para constar se os sintomas são de dengue ou não”.

Sobre o veículo fumacê tão solicitado pela comunidade ouvimos a seguinte explicação “o veículo passa por procedimento a nível estadual. O carro só vem para o município quando o índice de infestação é acima de 1% ou em caso de notificação de dengue hemorrágica. Nosso controle está abaixo de 1%”.

Com relação aos casos notificados em Paulo Afonso recebemos a informação de que cinco pessoas estão infectadas e 42 notificadas e os exames foram para Salvador e nos próximos dias receberão resultados se estão com dengue ou não.

Edenildes Torres alertou “estamos tristes em vermos o Brasil passando por essa situação, em pleno século XXI se morrer por causa de um mosquito. Temos que unir forças, fiscalizar nossos terrenos baldios, nosso lixo, nossa casa, os lideres comunitários, a área educacional, em fim toda comunidade para que possamos controlar essa situação que é grave e temos que estarmos juntos nesse momento” finalizou.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!