15 de agosto de 2022

Empenho da Prefeitura de Paulo Afonso foi fundamental para vinda do CEFET, diz diretora

Com a participação da sociedade civil organizada, poder público, diretores de centros de ensino médio e superior, alunos de escolas públicas e populares foi realizada audiência pública para implantação do CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica em Paulo Afonso.


 


A reunião ocorreu no Centro Educacional Municipal de Paulo Afonso – CEMPA com a presença da diretora do CEFET Bahia, Aurina Oliveira Santos e do Assessor da Direção Geral do CEFET Bahia, Dan Oliveira.


 


Aurina Santana destacou o empenho do governo municipal na conquista de uma unidade do CEFET. “A prefeitura foi fundamental porque dependia muito da ação política nas discussões dentro do Ministério da Educação para trazer para Paulo Afonso uma unidade”. Ela ainda informou: “Quero destacar aqui que Paulo Afonso foi a única cidade que nos apresentou o espaço físico para implantação da unidade”, comentou a diretora do CEFET Bahia.


 


Cursos a serem implantados – As audiências públicas servirão também para que a comunidade contribua dando sugestões. Sobre isso Aurina explicou: “Precisamos conhecer o espaço físico disponibilizado para implantação da unidade e, portanto, ainda não temos em definitivo os cursos que nós vamos implantar.


 


O que nós queremos é deixar que a comunidade discuta bastante e depois nós entramos para puxar para a realidade, para aquilo que é necessário ser feito. E as audiências públicas servem justamente para isso; para que a comunidade participe e depois conversando com ela, a gente vai extrair de todo elenco que venha dessa expectativa, quais são os cursos mais viáveis, isso sempre considerando os arranjos produtivos locais”, comentou.


 


Presente a reunião, o prefeito Raimundo Caires falou que a vinda do CEFET foi uma batalha do governo e que agora se torna realidade. “Isso é investir na educação. Uma luta antiga nossa. Ficamos felizes em receber uma unidade do CEFET”.


 


A região como um todo vai ganhar com a vida do CEFET. “A qualificação da mão-de-obra que se formará vai atrair empresas, os estudantes vão movimentar a economia local, enfim, é uma gama de serviços que serão prestados mediante a presença do CEFET na região”, falou Aurina Santana. Ela disse ainda que 50% das vagas serão destinadas a estudantes oriundos de escolas públicas.


 


Para a secretária Municipal de Educação, Elza Brito “o município foi escolhido devido sua localização geográfica e pelo empenho que tivemos em repassar todas as informações solicitadas pelo MEC”.


 


Os CEFETs se constituem num espaço vivo e dinâmico da educação tecnológica, possibilitando a realização e desenvolvimento dos saberes humanísticos, técnicos e científicos, no sentido da formação profissional e da consolidação da cidadania.


 


Após a reunião, a equipe do CEFET, juntamente com a secretária de Educação visitaram o prédio do Colepa – Colégio Paulo Afonso, local onde poderá ser implantada a unidade, cuja área tem 150 mil metros quadrados. Sobre as instalações Aurina Santana comentou. “A estrutura é muito boa, o espaço é ideal e com uma boa localização. A Unidade de Paulo Afonso tem tudo para ser referência no estado”.


 


Número de vagas


 


No início dos cursos serão absorvidos 800 alunos com expectativa de expansão para 4 mil. De acordo com informações do MEC, a idéia do Governo Federal é além dos cursos técnicos em nível médio, ter também cursos técnico de nível superior. Há também propostas para essas unidades federais de ensino aplicarem também cursos de mestrado.


 


Das 150 cidades-pólo nas quais serão implantadas as novas unidades federais de ensino profissionalizante, destas, 51 estão localizadas na Região Nordeste. Os estados do Maranhão e da Bahia terão oito escolas cada um, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará abrigarão cada um, seis unidades. Paraíba (cinco), Pernambuco (cinco), Alagoas (quatro) e Sergipe (três).


 


Texto: Lúcia Reinaldo / Ascom

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!