Nesta sexta-feira, 4, aconteceu a solenidade de abertura do Parque Ecoturístico Cânion do Rio do Sal no município de Paulo Afonso, implantado pela prefeitura da cidade.
Parque Ecoturístico
Localizado no povoado Rio do Sal, distante a
O Parque Ecoturístico Cânion do Rio do Sal – cuja área foi cedida pelo Exercito Brasileiro –, abriga flora e fauna do bioma caatinga, recortado por majestosos canions de rochas milenares.
Através de um mapeamento da região, feito pela Secretaria de Turismo Cultura e Esporte, também será possível desfrutar, além do turismo náutico, ecoturismo com trilhas ecológicas, visitas a sítios de artes rupestres (arqueológicos), turismo de aventura e esportes como pesca esportiva, mergulho e tiroleza.
Passeios experimentais
De acordo com o gerente da MFTUR Empreendimentos Turísticos, Genilson Aragão, o catamarã fará 3 roteiros no Rio do Sal:
1 – Rio do Sal – PA IV e retornando ao Rio do Sal (3h de duração);
2 – Rio do Sal, PA IV até Alagoinha/Delmiro Gouveia (4h de duração);
3 – Rio do Sal/Xingozinho (5h de duração). Todos os roteiros têm parada para banho.
Os passeios vão acontecer sempre nos finais de semana: sexta, sábado e domingo e nos feriados. O preço da tarifa será R$ 35,00. As viagens serão agendadas através das agências de turismos.
A MFTUR, a depender da demanda, se propõe a trazer mais duas embarcações: o Cotenguiba (capacidade para 60 pessoas) e o Delmiro Gouveia (190 passageiros).
Incremento ao turismo
Por sua natural vocação turística, Paulo Afonso há tempos necessitava de um investimento desse porte. O prefeito Raimundo Caires, sensível a questão turística municipal, tem apostado nessa atividade como um grande vetor econômico.
A Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes têm desenvolvido projetos para promover um turismo de forma sustentável. Nesse do Rio do Sal, toda comunidade está envolvida, fazendo-os atores importantes desse processo.
No mesmo povoado a Prefeitura vai montar um posto de apoio ao turista entre outras infra-estruturas que serão implementadas naquela localidade. É certo que a geração de emprego e renda será um dos fatores fundamentais de mais esse incremento turístico no município.