14 de abril de 2024

Trabalhadores dos Correios param atividades por 24 horas em Paulo Afonso (Fotos e Vídeo)

Por

Em abril, no dia 27, haverá o Dia Nacional de Paralisação em Defesa dos Correios, promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT). Assembleias nos 32 sindicatos filiados à federação serão realizadas no dia 26/04 pela deflagração das 24 horas de paralisação no dia seguinte. No entanto, devido aos problemas de caráter urgente, muitos sindicatos já têm promovido paralisações nos respectivos estados. Mais uma prova da necessidade do ato unificado da categoria, que não pode mais aguentar as arbitrariedades da ECT.

Na pauta de reivindicações da mobilização estão a manutenção dos empregos, dos direitos adquiridos ao longo dos anos e urgência pela segurança das agências e dos ecetistas. Não menos importante, a manutenção do caráter público da estatal e a qualidade dos serviços prestados à população brasileira. Para a FENTECT, a empresa deve ser creditada como prestadora de um serviço social e não com vistas a projeções de lucros.

Desde 2015, a empresa tem alegado déficit de R$ 1,3 bilhões e ameaça os trabalhadores com argumento de falta de verba para os pagamentos a partir do próximo semestre. A ECT destaca adequação financeira, com provisionamentos de recursos para o pós-emprego. Para a categoria, é uma “poupança” para os Correios. Contudo, a FENTECT, com auxílio da consultoria da empresa H&J Consultores Independentes conseguiu contestar os dados da empresa, que insiste em perdas, bem como sugere caixa zero.

A indignação também acompanha os principais acontecimentos no País, tendo em vista que os Correios aumentam os números e valores equivalentes a patrocínios, como os R$ 300 milhões destinados às Olimpíadas, em contrapartida ao que anunciam aos próprios empregados. Além disso, na contramão do déficit, funcionários participam de eventos fora do Brasil e a empresa dá
continuidade ao projeto de modernização da ECT, com a compra de maquinários de última geração para diversos complexos operacionais, entre eles, ABC Paulista (SP) e Benfica (RJ).

Lutas diárias

Vale destacar que, a partir do mês de maio, recairá sobre os contracheques de cada trabalhador parte da conta do Postalis. Mesmo com três votos contrários dos conselheiros eleitos pela categoria, a patrocinadora do plano, a ECT, conseguiu aprovar, com o voto de minerva do presidente do Conselho Deliberativo, o valor de 17,920% que deverá ser descontado para equacionamento do déficit do Plano BD.

Somados, a ausência de concursos públicos e a continuidade dos programas de desligamentos da ECT acarretam ainda mais sobrecarga de serviços para os que ficam e problemas que afetam os Correios e toda a categoria ecetista como, por exemplo, o adoecimento de funcionários diante de exaustivas horas de trabalho, por falta, principalmente, de reposição do quadro.

E a saúde dos trabalhadores também está em jogo com os cortes no plano de saúde, o descredenciamento de operadoras ou mesmo a exigência de pagamentos dos remédios necessários. Segundo a Postal Saúde, a ECT não honra com repasses integrais, portanto, é necessário que cada empregado dos Correios acompanhe a luta dos sindicatos e trabalhe lado a lado com seus representantes pela regularização, para que os contratos permaneçam em vigor.

A FENTECT assegura que esses são apenas poucos problemas em vista da lista que enfrentam diariamente de negações e alegações incoerentes da ECT, que suprimem os direitos trabalhistas de todos. A categoria ecetistas enxerga uma grande operação de desmonte dos Correios, que visa à privatização e não ausência ou fuga de receita, como a administração da empresa tem alegado.

Serviço – Paralisação por 24 horas dos trabalhadores dos Correios em Paulo Afonso

Data: 27/04/2016 – a partir das 24h

Correios Paulo Afonso-BA

Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares – FENTECT

SDS, Ed. Venâncio V, Bloco R, loja 60 – Brasília/DF – CEP:70393-900 – Fone/Fax:(61) 3323-8810 – fentect@fentect.org.br

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!