21 de abril de 2024

O retorno da mancha: Chesf detecta floração de alga no reservatório de Xingó e alerta a população

Por

Através do Oficio Chesf-DMA-015-2016 a Chesf informou a as autoridades do sertão de Alagoas e aos órgãos competentes a possível recorrência de floração algal no reservatório de UHE Xingó, a exemplo do ocorrido em 2015.

Ainda segundo o oficio, a CHESF procedeu à inspeção na área em todo o reservatório, onde evidenciou-se a formação de várias áreas de coloração diferenciada na superfície da água, à semelhança daquelas observadas na floração de 2015.

A CHESF informa a todos os usuários, notadamente os agentes dos serviços de abastecimento público, para que tomem as providências cabíveis a fim de minimizar possíveis efeitos adversos à suas atividades ou a população.

Reclamações

Há alguns dias a população de Delmiro Gouveia vem reclamando do mal cheiro na água fornecida pela CASAL. Pescadores de Olhos D`Água denunciaram mortandade de peixe no lago.

Desde a semana um surto de diarreia tem atingido Delmiro Gouveia e Região, embora a CASAL após a análise negue qualquer ligação com a água, essa informação da CHESF reacende a discussão sobre a causa da diarreia.

Em 2015 foi detectado a presença de Cianobactérias que são micro-organismos com estrutura que corresponde à célula de uma bactéria, mas realizam fotossíntese. Algumas espécies são fixadoras de nitrogênio atmosférico e outras, produtoras de hepatoxinas ou neurotoxinas. Uma grande flexibilidade a adaptações bioquímicas, fisiológicas, genéticas e reprodutivas garantiu a esses organismos distribuição em diversos ambientes, tanto terrestres quanto aquáticos (rios, estuários e mares). As espécies que produzem e liberam substâncias tóxicas podem provocar envenenamento de outros animais que dividem o mesmo ambiente, atingindo toda a cadeia alimentar, ou contaminar a água potável, provocando doenças em seres humanos. Muitos dos elementos prejudiciais que produzem não podem ser eliminados pelo processo de fervura da água nem por métodos tradicionais usados em estações de tratamento.

Na época a CASAL suspendeu o fornecimento de água em toda a região, a companhia ainda não se posicionou sobre a suspensão do fornecimento de água.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!