23 de abril de 2024

Coordenador da Funai de Paulo Afonso parabeniza Tribo Kiriri pela conquista do Selo Indígena

Por

O Coordenador da Funai-Paulo Afonso informou para a reportagem do Jornal Região em Destaque, que apenas duas tribos indígenas no Brasil receberam o Selo Indígena (Qualidade), sendo que uma dessas tribos faz parte de sua jurisdição. A jurisdição coordenada por Carlos Roberto “Carlos da Funai”, como é conhecido, são de 20 etnias, entre Pernambuco e Bahia, o que dá em torno de mais de 52 mil indígenas sob responsabilidade de sua coordenação.

Os índios Kiriri, da Cidade de Banzaê-BA, foram um dos contemplados com o Selo Indígena, eles trabalham com artesanato e desenvolveram novas técnicas e melhoraram muito ao longo desse tempo a qualidade de seus trabalhos, e por isso, foi a primeira comunidade a receber o selo, os Kiriris trabalham também na fabricação de biscoito, polvilho, farinha de mandioca, agricultura familiar, entre outros. O outro colocado foi a Tribo dos Índios Kaingang, do sul do país (que pertencem a outra jurisdição), que foram os primeiros do Brasil a receber esse selo. O

Selo de identificação de origem foi instituído pela Funai e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no âmbito da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI), com o objetivo de identificar e valorizar a origem dos produtos advindos da agricultura familiar indígena.

Segundo Carlos, “esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do tempo, ou seja, é um trabalho de autossustentabilidade. Como já havia falado em outras edições, a gente tem que dar foco, para que o índio não fique à mercê de uma cesta básica ou qualquer outra política pública do governo. Claro que isso é importante, mas, o mais importante ainda é esse trabalho que a gente está fazendo em todas as comunidades de nossa jurisdição, que é focar a autossustentabilidade; e o selo veio devido a esse trabalho, um trabalho articulado com os parceiros MDA e Governo Federal. Não poderia deixar de falar do Governo Estadual, que tem dado apoio incondicional às comunidades indígenas.

Esse selo tem grande importância, além de dar notoriedade aos produtos dos índios, de qualificá-los, eles (indígenas) também terão descontos de impostos, ficando isento de pagarem impostos estadual e federal, tudo isso através desse selo. Esperamos que eles sejam os primeiros de muitos a alcançarem esse selo. Nós vamos trabalhar para que outras comunidades também possam receber esse selo. Esperamos que eles sejam os primeiros de muitos”. Finalizou.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!