15 de abril de 2024

18% dos pacientes que marcaram consultas e exames não compareceram à Policlínica Regional de Paulo Afonso

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações da ASCOM/PMPA

Foto: Divulgação.



 

 

A Policlínica Regional de Saúde, localizada no Bairro Tancredo Neves, é uma referência em consultas e exames em várias especialidades. O local, que atende oito municípios consorciados além de Paulo Afonso, tem verificado o não comparecimento da população aos procedimentos marcados, causando preocupação à Secretaria Municipal de Saúde.

 

De acordo com o Superintendente em Ações de Saúde, Adonel Júnior, é importante que as pessoas compareçam na data e horário marcado. “A quantidade de faltosos está nos preocupando, gira em torno de 18% do número de atendimentos. Muitas pessoas estão aguardando exames e quando uma falta, o trabalho é penalizado”, explica.

 

Ele enfatiza que para ter acesso aos serviços da Policlínica, os pacientes devem passar pela Atenção Básica. “Ela é a porta de entrada. Lá no posto de saúde, o clínico-geral vai avaliar, observar a necessidade e encaminhar à Secretaria de Saúde a solicitação, para que seja feita a marcação na Policlínica”, ressalta.

 

Adonel reforça que o sistema de marcação é interligado com o Governo do Estado e quando uma pessoa não comparece, muitas vezes não há tempo hábil para colocar outra no lugar. “Por isso é tão importante que os pacientes tenham compromisso com o que foi agendado”.

 

A Policlínica Regional de Paulo Afonso é a 9ª unidade construída na Bahia, com investimentos na ordem de R$ 22 milhões, em obras, equipamentos, mobiliário e aquisição de micro-ônibus para o transporte de pacientes que residem em outros municípios integrantes do consórcio público de saúde.  O local beneficia 252 mil pessoas com oferta de 36 tipos de procedimentos de média e alta complexidade e 19 especialidades médicas.

 

Nove municípios fazem parte do consórcio de saúde que utiliza os serviços da Policlínica: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida e Pedro Alexandre.




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 13

  1. CAROLINE MEDEIROS says:

    ATENÇÃO: O PROBLEMA É QUE A MAIORIA DOS PACIENTES SÓ RECEBEM A GUIA DO PROCEDIMENTO NO DIA ANTERIOR OU ATE MESMO NO DIA EM VAI SER REALIZADO OS EXAMES, ENTÃO FICA UM POUCO ENVIÁVEL PARA TAL, A SECRETARIA DEVERIA COBRAR MAIS DOS SEUS AGENTES DE SAÚDE, POIS A MAIORIA QUER GANHAR SEM FAZER NADA, TENDO EM VISTA QUE UMA DAS FUNÇÕES DESTES É A ENTREGA DE EXAMES,QUE POR SINAL ESTA SENDO MUITO MAL REALIZADO.
    SE A SECRETARIA FIZER UMA FISCALIZAÇÃO EM CIMA DISSO VAI VER O QUE ESTOU FALANDO.

  2. Luan says:

    Acho que e o medo de ir e o médico não ir, marquei 3 vezes consultas no centro de saúde no BTN e o médico não foi. A ausência dos médicos é frequente, saúde pública em Paulo Afonso-Ba é horrível. Ainda mais quando é pra tratamento em cidades ( Recife x Salvador), acham que vamos passear. É humilhante, as pessoas não conhecem o estado de saúde da pessoa e ficam julgando. Seria bom, se a fiscalização do ministério da saúde e os deputados fossem de surpresa para verificar quem realmente está em serviços. Como estão fazendo nas cidades de Garanhuns, Arcoverde e outros.

  3. Cidadão says:

    Nossa! E quando chegamos nas urgências e não encontramos médicos!

  4. Joana says:

    Eu pedir de fazer um exame na policlínica,por conta que vieram me trazer em dia ,no outro dia era fazer exame,quem trabalhar não poder ir em cima da hora,tem que avisar antes,os agentes de saúde só trás o exame em cima da hora,tem que mudar isso ,tem que fiscalizar esses agentes de saúde pra trabalhar melhor ,

  5. Fátima says:

    Fátima. Realmente e um problema serio a questão dos exames, eu mesma estou esperando a marcação de uma ultrassom abdominal total a mais de 4 meses, q foi entregue no centro de especialidades p marcação. Espero q quando autorizarem seja em tempo hábil que eu possa fazer.

  6. Eu says:

    Tô esperando os meus exames chegarem!

  7. Funcionário homem fazendo mamografia says:

    Um absurdo fazer mamografia com um homem , o certo é só botar mulheres , muitas mulheres estão desistindo por conta disso

    • Caroline medeiros says:

      então nem homem seria ginecologista…

    • ana says:

      Que horror!!! Todos os anos faço exame, e muitas as vezes foram homem, nunca deixei de fazer por causa disso.

  8. juracy says:

    Gente talvez o problema não seja os agentes de saúde . interessante é que tem pessoas precisando e a demora é demais já estou a um bom tempo doente sentindo fortes dores e sem esperança de resolver o meu problema de saúde. tem paciente nas filas esperando .

  9. ANONIMO says:

    NEM TEM TODAS AS ESPECIALIDADES. TANTO QUE JA ABRIRAM TRES EDITAIS PARA MEDICOS E NÃO PREENCHEM.

  10. Anônimo says:

    pois é entrega um dia antes fica difícil se preparar,tem muita gente esperando tem deles faz um ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!