25 de abril de 2024

Post de pauloafonsino no facebook criticando abordagem da polícia de AL viraliza e já tem 25 mil curtidas

Por

REDAÇÃO #PA4.COM.BR

Matheus Gomes e Diogo Delláias (Reprodução Facebook)

Dois estudantes de Paulo Afonso – Bahia foram detidos no município de Piranhas, Sertão de Alagoas, dentro de um ônibus interestadual. Um deles fez um post na web criticando a ação dos policiais, dizendo que foi xingado e chamado de vagabundo. A polícia alagoana diz que a operação era para prender suspeitos de roubo a banco e nega que tenha havido abuso.

 

O caso foi registrado na quinta-feira (02), na Delegacia Regional de Delmiro Gouveia. Em contato com o G1, o estudante Diogo Delláias afirmou que saiu de Paulo Afonso, na Bahia, com um amigo para fazer a matrícula na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

“Houve uma confusão porque acharam que eu e meu amigo estávamos conversando com o suspeito, mas isso não aconteceu. Minha cadeira era mais na frente e meu amigo estava no final do ônibus, sentado ao lado dessa pessoa procurada. Fui para a parte de trás ficar perto do meu amigo. Mas não chegamos a falar com o outro jovem”, disse Delláias.

 

De acordo com o estudante, ele e o amigo, Matheus Gomes, foram aprovados nos cursos de química e química industrial, e seguiam viagem juntos. O terceiro estudante detido era conhecido deles, mas não seguia para a UFS.

 

A polícia diz que no momento da abordagem ao suspeito, preso com dinheiro queimado, arma e munições, os estudantes conversavam com ele e por isso foram levados para a delegacia, para prestar esclarecimentos.

 

Estudante usou sua conta no Facebook para reclamar de prisão (Clique na imagem para ampliar – reprodução facebook)

No post que viralizou na internet – já são mais de 25 mil curtidas, quase 5 mil compartilhamentos e 1600 comentários – ele relata como aconteceu a ação policial. “A polícia manda os suspeitos (inclusive nós) sentarem no asfalto, sim, às 14 hrs, ou seja, asfalto ‘frio’. Aí vem os xingamentos… ‘A casa caiu, vagabundo’, ‘Tá de tênis porque sabia que ia cair’, ‘Bora, fala logo, vagabundo'”, descreve o estudante.

 

Ele diz que, mesmo informando e mostrando aos policiais os documentos que comprovam que iriam fazer a matrícula na universidade, os dois foram colocados no camburão junto a outros dois jovens. “Sabe aquele lugarzinho apertado que os presos são levados? Fomos nele. Aí me vi naquela situação e não contive as lágrimas, chorei sim”, diz outro trecho do post na web.

 

Na delegacia, segundo Delláias, os estudantes ficaram em uma cela com os outros suspeitos. “Só pensava em minha família e amigos. Mas tudo ocorreu bem na medida do possível. Prestei depoimento, nos pediram desculpas e fomos liberados”, continua o post.

 

Depois de liberados, os estudantes pegaram um transporte para Paulo Afonso e depois conseguiram outro carro para Aracaju, onde fizeram a matrícula. “Não recebemos ajuda para ir a Aracaju, o que poderia ser feito já que ficou comprovado que houve o engano”, questiona.

 

“Não somos contra a polícia nem toda a equipe, mas a atitude de alguns que mesmo percebendo e vendo documentos comprovando que não éramos culpados, ainda nos levaram para a delegacia”, critica Delláias.

 

O delegado regional de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcanti, confirmou ao G1 que os dois estudantes foram detidos, mas negou que tenha ocorrido excesso. O delegado disse que quando a polícia recebeu a denúncia, foi informada de que havia mais de um suspeito no ônibus.

 

“Eles foram conduzidos para a delegacia porque estavam conversando com um jovem suspeito de roubo a banco. A polícia encontrou com esse suspeito arma de uso restrito, munições e dinheiro e como testemunhas disseram que eles estavam conversando, todos foram levados para a delegacia”, disse o delegado.

 

Sobre a informação de que os estudantes ficaram em uma cela, o delegado negou. “Todos ficaram em uma antessala até serem ouvidos. Depois que foi esclarecido que só um era suspeito, os outros três foram liberados. O suspeito foi preso e levado para a cela. Em nenhum momento houve abuso ou eles foram maltratados”, falou o delegado.

 

A reportagem também entrou em contato com o comandante do 9º Batalhão da PM, major Hebert, que participou da operação. Ele negou que os estudantes foram maltratados.

 

“Não existe isso. Recebemos a denúncia e fizemos o procedimento padrão. Os policiais pegaram um rapaz com armas e dinheiro queimado, como os quatro detidos estavam conversando, todos foram levados para a delegacia para os devidos procedimentos”, afirma o major.

 

Da Redação, com informações de Carolina Sanches e Michelle Farias (G1 AL)

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 25

  1. SILVANO WANDERLEY FERREIRA says:

    Deveria esses difamadores de polícia procurar da próxima vez o batman.
    falar mal do procedimento que a polícia faz durante as abordagens, deve ser no mínimo amigo de bandido, pois sabemos que as abordagens são essenciais e cruciais para que possamos coibir e identificar bandidos envolvidos na multidão.
    RESPEITEM A POLÍCIA, COLABOREM COM AS ABORDAGENS E SEJAM AMIGOS DELA.

    • Fernanda Xavier says:

      Silvano, aonde você quer chegar com o sensacionalismo? Ah, já sei… puxar o saco!

      Quem é você pra julgar algo que não presenciou?

      Se houve abuso, tem que ser investigado sim, até porque está comprovado que são jovens cidadãos de bem.

      Queria só ver se o ocorrido fosse com um filho seu… Ah, como queria!

    • Eu says:

      Tem nd a ver idependentemente tem q respeitar o cidadão. Ou bandido seja quem for.depôs d comprovado se é bandido ou n aí PD meter o martelo

    • Silvio says:

      Se vc tiver um irmão ou alguem de tua familia não se preocupe o dia dele tambem vai chegar,ai quero ver o que vc vai achar!!!!

    • Pantaleão says:

      Silvano, você so demonstra sua insanidade e dificuldade em respirar antes de falar. Antes de criticar os jovens, os quais conheço por sua postura honrada na sociedade em que vivem, vá lê os noticiários de Alagoas e verificar como a Polícia daquele Estado tem agido, e se pergunte porque Maceió é a cidade mais violenta do Brasil e Alagoas o Estado com o maior número de agentes de segurança,prefeitos, desembargadores e juizes investigados do país.
      Tá achado ruim, via com tua lingua grande lá em Alagoas pra ver!

    • Hevertom says:

      puxa saco vc tava pra saber o q aconnteceu !!!!

    • ISAC says:

      Silvano meu fi vá procurar uma lavagem de roupa.

    • Justiceiro says:

      Cala a boca… por isso a policia é criticada, justamente pela existência de gente arrogante assim como você!!

    • Repórter Amador Anônimo says:

      Polícia imoral, assuma sua culpa,
      Aliaz tomei um susto ao ver no centro de Paulo Afonso, a parente do rapaz humilhado injustamente desabafabdo com amigos essa safadesa da polícia, e ouvi muito bem que nesta operação desastrada tinha um policial de Alagoas que era o tio do rapaz , e que tal policial nem se quer se manifestou em defesa do seu sobrinho inocente , humilhado no asfalto….

      • #Vizinha says:

        Sou vizinha de uma das vítimas e o TIO dele não estava de serviço no dia do acontecido.pois não fale o que vc não sabe!Boa noite.

  2. leitor says:

    Isso é só mais um exemplo do corriqueiro “trabalho” da PM Brasil afora!! Mas só fazem isso com as minorias.
    #desmilitarizaçãojá

    • CHIKO says:

      TEM E Q MILITARIZAR 100% MAIS! ERA BOM Q O EXERCITO ESTIVESSE NAS RUAS TODOS OS DIAS! ESSE PAÍS SO AVANÇA SE A DITADURA VOLTAR!

  3. Titãs says:

    Não um mês que eu e minha esposa presenciamos uma abordagem de policiais dessa cidade, era um senhora de certa idade, estava alcoolizado e um dos policiais agiu de forma bruta chegou até a bater nesse senhor e partir pra ignorância, para com familiares desse senhor, dizendo ele que as pessoas que estavam ali na poderia fazer pois nada iria acontecer com ele, pois bem… essa é uma situação comum infelizmente, é preciso humanizar nossa PM, pois quando se é, preto, pobre ou algum outro tipo de minoria a lei serve de forma diferente.

  4. Certo says:

    Olha amigo devemos todos respeitar as abordagem mas a polícia tbm tem que saber diferenciar bandidos de cidadão aqui principalmente em Paulo Afonso a polícia é abosiva em suas abordagens(Não todos) mas a maioria não adianta policial querer crescer em cima de cidadão saibam diferenciar as pessoas.

  5. Funcionário público says:

    Se for abordado nessa região por favor se for de Paulo Afonso não diga. Eu já foi constrangido duas vezes nessa região, no momento da abordagem tinha um conhecido de trabalho virou as costas e outro dia ele me pediu desculpas por a negligência e falou q paulafonsino lá eles humilhan mesmo.

  6. Paulo says:

    O Brasil está cheio de SERES, e vazio de HUMANOS!

  7. jose carlos says:

    Esse rapaz q foi preso tinha apenas 15 dias q tinha sido solto .nao so eles mais todos o que tinha sido preso na operação de novembro quando foram preso uns 8.todos ja foram liberados… mas a nossa justiça e falha com 60 dias botam todos na rua .para eles voltarem a fazer tudo de novo.isso e brasil.sempre trabalhei em aracaju.recife.maceio e salvador mais nunca tive condiçao de alugar um taxi pra vim para minha cidade…carrao c som de mais de 10.000.sera q so a justiça nao ve que isso e produto de …garanto q eles nao tenham nem carteira profisional.gastam milhares com advogados.ai eu pergunto e esse dinh e de que fonte.logico que e dos…

  8. jose carlos says:

    Moro prox a ksa da mae de um dos acusados qforampreso em novembro .ha mais ou menos 20dias todos da rua precenciou a sua chegada vindo de maceio de TAXI.quando o mesmo ganhou a liberdade.a jystiça realmente e CEGA.

  9. jose carlos says:

    Um dos rapazes q foram preso em novembro na operaçao q teve. ha mais ou menos 20 dias retornou da prisao de maceio para ksa de sua mae de TAXI.ai eu pergunto nao trabalha viaja de taxi gasta rio de dinh com advogados so a justiça nao ve esses absurdo

  10. Professor says:

    Esse Silvano é um ser que merece ser estudado, não pela sua importância, mas para entender aqui ponto chega a imbecilidade humana. Ela é aquele tipo de ser humano que acredita nas próprias sandices que despeja nos comentários. Sobre a abordagem da polícia, isso não é nenhuma novidade, não é só no Estado de Alagoas é no Brasil todo, inclusive aqui em PA!!

  11. Silvestre says:

    É uma vergonha esse nosso Brasil a lei só funciona pra os homens de bens pra vagabundo não serve …a polícia tem que fazer o trabalho dela correto sim mas respeita o cidadão ,e saber diferenciar as coisas …e o difícil

  12. #Vizinha says:

    Sou vizinha de uma das vítimas e sei que o TIO dele não estava de SERVIÇO.

  13. marlene says:

    Rapaz o que vc flw ai nao tem nada ver. Conheco a familia de um dos jovens o tio dele nao estava de serviço . vc viu onde isso .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!