A manhã da quarta-feira, 10 de maio, no aeroporto de Paulo Afonso, foi de muita expectativa para a chegada do primeiro voo da Latam Airlines.
A ansiedade terminou às 10h55, com o pouso do ATR-72 da VoePass, parceira da Latam, que a partir dessa data realiza voos regulares para a cidade do Norte da Bahia.
Antes de assumir as rotas canceladas pela Gol, a Latam enfatizou a meta de assegurar o acesso de mais pessoas ao transporte aéreo no país. O que ninguém entendeu foi a falta de interesse pelos voos da estreia, já que as passagens foram vendidas a R$ 240. Com apenas quatro desembarques e cinco embarques, a ocupação da aeronave não atingiu 10% das 68 poltronas. Mas, há quem atribua o fracasso ao anúncio da Gol, de que em breve pretende realizar voos diretos para São Paulo, partindo do aeroporto de Paulo Afonso.
Não é mais segredo que o fim do codeshare Gol/VoePass foi motivado principalmente pela baixa demanda. E Paulo Afonso não foi a única cidade baiana penalizada. Barreiras, Lençóis e Teixeira de Freitas também tiveram seus voos extintos.
Agora, a Latam tem o compromisso de colocar em prática, suas estratégias para não cometer as mesmas falhas da Gol. Se os preços dos primeiros voos não atraíram o número de passageiros desejado, o plano B é fazer uma boa campanha publicitária na região.
Os voos entre Salvador e Paulo Afonso serão realizados às segundas e quartas-feiras. Da capital, poderão ser feitas conexões para outras cidades do Brasil.
PCC TOMOU CONTA DE SALVADOR E ACABOU COM O PELOIRINHO CADE A POÍCIAAA, E DE QUE ADIANTA TURISTAS NA CAPITAL BAIANA CHEIA DE TRAFICANTES?