Na semana dedicada à conscientização do autismo, o vereador Marconi Daniel (PODEMOS) conseguiu aprovar na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, o Projeto de Lei 003/2021, de sua autoria. A PL estabelece a criação da carteira de identificação com transtorno de Espectro Autista – autismo, que é quando o indivíduo apresenta dificuldades para se comunicar e interagir. O Poder Executivo terá 90 dias para regulamentar a lei.
Para o parlamentar o projeto representa um grande avanço para os autistas. A ideia é de que a carteira de identificação seja adquirida, após reconhecimento legal, sem nenhum custo. Ela garantirá alguns benefícios como pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social.
“Essa é uma causa importante, que eu acredito e defendo. É um momento histórico e marca um grande avanço na luta pra igualdade das pessoas autistas. A carteira de identificação garantirá uma série de benefícios a todos. Estou muito feliz por essa aprovação”, disse.
Marconi defende o respeito aos indivíduos com autismo. “Nós vemos ai pessoas extraordinárias com autismo, mas que infelizmente são ignoradas e subestimadas por pessoas ignorantes e preconceituosas. Isso não pode ocorrer. É preciso respeito, empatia e compaixão com todos, dessa forma teremos um mundo melhor”, finaliza.






