6 de julho de 2022

Vacinação contra Influenza e Sarampo acontecem simultaneamente a partir desta segunda (4)

Seguindo orientações do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), as campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo em Paulo Afonso , acontecem simultaneamente, realizadas no período entre 4 de abril e 3 de junho de 2022.

Nesta estratégia, as duas vacinas – tríplice viral e influenza – serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações.

As duas campanhas de vacinação contra influenza e sarampo irão obedecer a cronogramas específicos. A imunização contra influenza será dividida em duas etapas – de 4 de abril a 2 de maio, serão contemplado idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. Em seguida, de 3 de maio a 3 de junho, ocorrerá a segunda fase, onde serão contemplado crianças a partir de seis meses e menores de 4 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além de povos indígenas, professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e profissionais portuários. Compõem os grupos prioritários, ainda, membros das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Salientamos que as vacinas covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do calendário acional de vacinação na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, as crianças de 5 a 11 anos de idade deverão aguardar um período de 15 dias entre a vacina covid e influenza.

Com relação aos trabalhadores da saúde, há a oferta de doses contra o sarampo por meio da 8° Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo. Já as crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, os pais devem ficar atentos as data, uma vez que as Campanhas de influenza e sarampo para este público têm início no dia 03 de maio.

A população pode buscar a Imunização nos postos de vacinação mais próximo a partir desta segunda-feira, 4 de abril. O Dia D de vacinação, ou seja, o dia em que a campanha será intensificada, acontece em 30 de abril.

“É importante ressaltar que, independentemente de terem tomado a dose recentemente, se for a vacina influenza com as cepas de 2021, é necessário a dose com a vacina atualizada este ano, de acordo com as cepas que estão em circulação no ano de 2022”, diz a coordenadora de imunização, Damares Lopes.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!