25 de julho de 2024

Trabalho do Professor Nery, na França, será publicado no Instagram da Universidade de Toulouse

Por

FRANCISCO NERY JÚNIOR (PA4.COM.BR)

(Foto: Ângela Nery)



 

 

O Brasil visto de fora – como a minha professora na França vê o Brasil.

 

Professor Francisco Nery entrevista a Professora Carine de Martin

 

A Professora Carine de Martin é uma das melhores professoras de língua francesa que já encontrei na vida. Tenho assimilado bastante conhecimento para melhor ler, falar e traduzir francês. Para que os meus leitores possam também usufruir desta maravilhosa experiência, consegui que a professora dedicasse parte do seu tempo para a entrevista que passo a traduzir:

 

Nery – Bom dia, Carine. Você está feliz em falar com o povo de Paulo Afonso?

 

Carine – Sim, certamente muito feliz. É uma honra.

 

Nery – Por que você decidiu ser Professora?

 

Carine – Sempre desejei ensinar. É uma vocação. No início, eu me dediquei ao ensino de crianças. Depois, durante meus estudos universitários, eu descobri o ensino de francês como língua estrangeira e então disse a mim mesma que era realmente o que eu queria fazer. Neste estágio da minha vida, este trabalho me é muito gratificante. É um trabalho muito variado, a gente nunca ensina no mesmo nível, a gente encontra novos alunos a cada mês, eles despertam em nós o prazer de descobrir a sua língua, sua cultura, seu país. Na realidade, nós viajamos todos os dias!

 

(Foto: Ângela Nery)

 

Nery – Quando você escuta o nome Brasil, o que isso quer dizer? Que reação provoca em você?

 

Carine – Nunca tive a oportunidade de visitar o Brasil, de forma que a imagem que tenho é sem dúvida um clichê. O Brasil me faz pensar nas belas praias, o sol, o sorriso, pessoas calorosas, o bom humor, um povo que gosta de festa. Eu penso no carnaval e no futebol.

 

Nery – Poderíamos então dizer que você gosta de futebol, de carnaval e de samba?

 

Carine – Eu acompanhei cada copa do mundo com interesse. As que mais marcaram os franceses foram a de 2018 que nós ganhamos e, evidentemente, a de 1998 quando o Brasil e a França foram para a final. O carnaval na França não é tão grandioso como no Brasil. A folia deve ser inacreditável!

 

(Foto: Ângela Nery)

Nery – As posições políticas dos nossos países não são nem um pouco semelhantes neste momento. Nós não podemos dizer que [o presidente] Macron e Bolsonaro são amigos. Como uma boa professora, você arriscaria nos dar bons conselhos? O que você poderia nos dizer?

 

Carine – Eu não tenho a pretensão de dar conselho a vocês. Não sou especialista em política. Eu prefiro me abster de responder.

 

Nery – O que você poderia dizer ao povo de Paulo Afonso e adjacências para que eles comecem a pensar sobre uma viagem à França?

 

Carine – A França é um belo país, cheio de história. Nós temos um patrimônio histórico excecional; paisagens variadas, um clima agradável. Vale a pena viver aqui.

 

(Foto: Ângela Nery)

Nery – Você aceitaria um convite para visitar o Brasil?

 

Carine – A pergunta equivale a um convite? Claro que eu adoraria visitar o Brasil. Espero ter a oportunidade um dia.

 

Nery – Muito obrigado por nos ter concedido parte do seu tempo para a nossa entrevista.

 


“Com bastante alegria, com apenas 15 dias de estudo na França, comunico que a direção do ICT (Instituto Católico de Toulouse) da Universidade Católica, colocará a nossa entrevista no instagram da instituição por considerar a produção importante e ORIGINAL. 

Instagram : ICT Institut Catholique Toulouse

Dedico esta vitória aos amigos de Paulo Afonso, depois de Deus.”

 

Por Francisco Nery Júnior




 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. junior says:

    Parabens professor Nery pela entrevista e a carine por não falar mal do nosso presidente.Os comunistas adoram falar mal do presidente Bolsonaro.Que esta tentando mudar o pais infestado de comunistas zumbis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!