17 de maio de 2022

Sudesb avalia implantar Núcleo de Canoagem em Paulo Afonso

Por

Redação / Informações PMPA

 

Há a alguns anos, a canoagem em Paulo Afonso tem se transformado em um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos. Além de ser mais uma alternativa para os cuidados com a saúde, a prática tem sido utilizada para mulheres que realizaram tratamento do câncer de mama, por meio do Projeto Mamacaru.

Diante dessa realidade, em conversa com o governador Rui Costa, o prefeito Luz de Deus solicitou a implantação do Núcleo de Canoagem, que teve seu estudo iniciado nesta terça-feira (19), com a visita do diretor de fomento do esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Wilton Brandão; a presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima e a vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Luciana Costa.

A equipe, que veio conhecer o potencial do município para a prática do esporte náutico, esteve acompanhada pelo vice-prefeito Marcondes Francisco, os Secretários de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira, de Infraestrutura, Francisco Alves e o presidente da Associação Carranca Boat, Cesare De Carli, que implantou a prática em Paulo Afonso.

“Essa é uma ação que a Sudesb está desenvolvendo, de fortalecer e ampliar o apoio ao esporte nos territórios do estado da Bahia, diversificar o número dos municípios que recebem eventos e ações esportivas”, diz o Wilton.

A presidente Camila destacou a importância do poder público estar envolvido juntamente com o Estado e com a Federação para estar alinhando as ideias e trazer coisas boas. “O lago onde tem o Touro e a Sucuri tem um espelho d’agua perfeito para a nossa modalidade e realizar as nossas etapas baianas. Estou feliz com a visita, fiquei bastante emocionada com os relatos das mulheres portadoras do câncer em dizer que a prática do Carranca Boat ajuda constantemente na recuperação delas”.

“Nós estamos conhecendo os lagos e de antemão iremos trabalhar com o Carranca Boat, onde já vem sendo feitas atividades com as mulheres que foram acometidas com câncer de mama e nós iremos trazer para cá a nossa modalidade que é olímpica, canoagem velocidade que nós iremos trabalhar com a base. Vamos visualizar onde pode ser feito a construção do Núcleo de Canoagem e onde será o evento que vai ser realizado aqui no mês de julho e setembro. Estou muito satisfeita com a visita”, fala Luciana.

Segundo o Secretário de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira, a visita partiu de um convite da Associação Carranca Boat, que tem Cesare como presidente.  “Ele foi quem trouxe esse tipo de embarcação da Itália, onde é praticado muito na Europa e hoje esse tipo de esporte se tornou uma realidade em Paulo Afonso. Agora com a Sudesb aqui é um momento importante porque acredito que vamos ter êxito e que Paulo Afonso possa ser uma referência nesse tipo de esporte no Brasil inteiro. Nós vamos fazer uma revolução no esporte, mas sempre ouvindo as pessoas”, explica Val.

Na oportunidade, a comitiva visitou o Ginásio Luís Eduardo Magalhães, onde receberá um novo piso e placar e o local para viabilidade de construção de um novo estádio de futebol.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!