
Motivados pelo alto número de suicídios e pelo apelo internacional em prol da prevenção deste grave problema de saúde pública, um grupo de psicólogos da cidade realizou evento público na última sexta-feira (22), com vistas a convidar a população para discutir e refletir acerca do tema.
Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres.
“À população cabe abandonar o preconceito e buscar ajuda para discutir acerca da angústia, da depressão e, principalmente da solidão que, nos nossos dias, vive escondida atrás das redes sociais. Aos profissionais cabe assistir, pesquisar e fomentar as discussões e debates. Os dados estão aí e são, de fato, preocupantes”. Comentou a psicóloga Cristina Rosa Coelho.
Ainda no intento de provocar a discussão e o amplo debate na sociedade, o evento foi realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e contou com a presença dos psicólogos Cristina Rosa Coelho (Responsável técnica pela Clínica Ânima e professora da Fasete), Juliana Nicácio (Responsável técnica pela Clínica Ciranda e professora da Fasete e também da UNEB), Kátia Antas (Professora da Univasf) e Tonivaldo Barbosa (Professor da Uneb), além de representantes da Segurança Pública, de alunos de Medicina, Psicologia, Enfermegem e de representantes da sociedade.
Confira o que rolou






Importante incentivo, parabenizo os profissionais e sugiro que ações semelhantes se estenda a população.