24 de julho de 2024

Seis décadas de paixão e protagonismo pela Educação em Paulo Afonso e região: Conte com o Sete!

Por

Redação, sitepa4 (via Dep. Comunicação)

Há 60 anos, iniciados no dia 2 de julho de 1964, o sonho de transformar a educação em Paulo Afonso ganhou ainda mais vida. Nascia o Colégio Sete de Setembro, fruto da visão, determinação e empreendedorismo social do saudoso professor Gilberto Gomes de Oliveira (1927 – 2013), um personagem central e inesquecível na história dessa instituição.

A jornada começou ainda na década de 1950, quando o Prof. Gilberto, junto com o Pastor João Cartonilho e outros abnegados, fundaram a Escola Evangélica Antônio Balbino. Com muita coragem e uma missão clara, eles trabalharam para oferecer educação àqueles que dela eram, de certa forma, privados. Este esforço monumental levou à criação da primeira instituição educacional instalada fora do acampamento da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco – mudando para sempre a vida de milhares de pessoas desde então.

Em 1958, antes mesmo da emancipação política de Paulo Afonso, o CERSPA – Centro Evangélico de Recuperação Social de Paulo Afonso – foi fundado. Esta entidade filantrópica continua a ser o pilar das ações socioeducacionais do Colégio Sete de Setembro enquanto mantenedora da sua existência.

E olha que as iniciativas do professor Gilberto não pararam por aí!

Observando a necessidade de avançar além da alfabetização e do ensino primário, ele criou o Ginásio Sete de Setembro, que se tornou um colégio em 1970, ampliando as oportunidades para muitos estudantes, inclusive em termos de formação técnica para a sua consequente inserção qualificada no mercado de trabalho.

Em toda essa empreitada educacional, também há de se destacar a dedicação, esforço, ordem e apoio irrestritos da professora Wilma Eugênia de Oliveira, esposa e parceira de vida do professor Gilberto, que exerceu com maestria um papel de direção muito ativo e fundamental na gestão do colégio, ao longo de vários e vários anos. Atualmente, a professora Wilma Oliveira continua a representar honrosamente o Colégio Sete, enquanto Diretora Emérita.

Mas os sonhos do professor Gilberto eram ainda mais amplos. Movido constantemente pelo desejo de transformar positivamente as realidades pelo eixo da educação, ele idealizou a criação de uma faculdade ainda entre as décadas de 1970 e 1980, que, com muita perseverança e parceria, principalmente a contar com os seus filhos, Jacson Oliveira e Sérgio Oliveira a frente do projeto, constituíram a Faculdade Sete de Setembro no ano de 2002, passando a ser o Centro Universitário do Rio São Francisco em 2019. Tudo isso inspirado no DNA já consolidado pelas experiências e renome do Colégio Sete. Uma instituição só existe em virtude da outra!

Desde o início, a responsabilidade social sempre foi um pilar existencial do Colégio Sete. Inúmeros projetos sociais, realizados durante muito tempo através da marca do Espaço Social Sete de Setembro, promoveram educação, profissionalização e geração de renda. Hoje, o compromisso social se concentra fortemente no Programa de Bolsa de Estudos, mantido pela instituição a favor da inclusão e mobilidade social daqueles que mais precisam.

Comemorando e contando diversas histórias desses 60 anos, o sentimento que prevalece é de profunda gratidão e orgulho. Milhares de estudantes atuais, outros egressos, além de colaboradores e ex-colaboradores, ressaltam a importância do Colégio Sete em suas formações e conquistas de vida.

Hoje, sob a gestão de Gilberto Sérgio Gomes de Oliveira (presidente do CERSPA e diretor administrativo) e Jacson Gomes de Oliveira (diretor educacional), o Colégio Sete de Setembro continua a ser um dos complexos educacionais mais bem-sucedidos de Paulo Afonso (BA) e região.

Com um legado construído sobre as bases da qualidade, pioneirismo e protagonismo, afirmamos com convicção: para uma educação transformadora, conte com o Sete!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!