21 de dezembro de 2025

Retorno dos voos em Paulo Afonso impulsiona turismo e especialista em aviação reforça importância para o município

Por

Redação, sitepa4

A partir de novembro, Paulo Afonso passa a viver uma nova realidade no turismo com o retorno dos voos de Salvador e Recife para o município. A operação, que será realizada pela Gol e Azul Linhas Aéreas insere a cidade na malha aérea e descortina maior facilidade para receber turistas de diversas partes do Brasil como também de outros países.

Repleta de belezas naturais, a cidade encravada no norte da Bahia possui um aeroporto estruturado que, nos anos 80 chegou a receber voos de diversos lugares. Depois de longos anos sem receber aeronaves comerciais e com alguns episódios isolados, retorna a ser uma alternativa de rota e desponta Paulo Afonso dentro dos destinos.

Para o piloto Valter José Campos, mais conhecido como Maradei, que possui mais de 30 anos de profissão no mercado, Paulo Afonso sempre despertou fascínio não somente para os turistas, mas também para os pilotos. Essa constatação foi observada durante a formação de centenas de pilotos na sua escola de aviação civil, a Skyblue, que desde 2010 atua no mercado.

“Paulo Afonso possui paisagens muito bonitas e durante as aulas falávamos sobre a sua beleza natural e a suspensão dos voos, uma vez que nos anos 80 possuía aviões de grande porte decolando e pousando na sua pista. Era um dos assuntos abordados, de como o vôo é de fundamental importância para o impulsionamento do turismo”, explica Maradei.

Os assuntos abordados durante as aulas, mais do que ensinar a pilotar, davam uma visão ampla de diversos aspectos da aviação, como o transporte aéreo tem assumido um papel fundamental, sendo considerado uma das principais causas de desenvolvimento de muitos destinos turísticos, contribuindo para a melhoria das acessibilidades, cativando determinados segmentos.

Essa visão diferenciada da escola e a ampla experiência na formação desses profissionais, fez com que muitos alunos ganhassem espaço na aviação civil, sendo contratados por grandes empresas do Brasil e do exterior.

Aos 51 anos e com um grande currículo, Maradei ocupou diversos postos na aviação. Já foi Comandante de ATR tanto na Azul e Air Bus na TAM, como também presidente do Conselho Fiscal da Associação de Tripulantes da TAM. Formou-se em Metereologia pela Universidade Federal do Pará, em 1989; e de 1989 a 1991, fez o curso de piloto privado/ comercial pelo Aeroclube do Pará.

Voando mais de 25 anos no Brasil atualmente mora nos Estados Unidos, o brasileiro tem um excepcional currículo como piloto e instrutor de voo, trabalhando em empresas como Azul Linhas Aéreas e LATAM, acumulando mais de 14 mil horas de vôo, sendo 10 mil na família Airbus. Mesmo assim, busca aprimorar o seu conhecimento em Orlando, onde atualmente estuda para a prova do FAA, buscando voar em céu americano. Ele reforça que estar nas alturas é uma das suas maiores habilidades. “Voar é o que me move, é uma das maiores alegrias e agora estou fazendo essa prova para que possa utilizar minha habilidade também por aqui, nos Estados Unidos”, fala o piloto.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 1

  1. francisco jr says:

    Só acredito quando pousar um avião em Paulo Afonso. Digo avião e não Teco-teco……….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!