28 de março de 2024

Reformas e ampliações no CETEPI-1 (antigo Ciepa) graças à visão de alguns professores

Por

Redação (pa4.com.br)

 

A luta pela preservação da área escolar – Por: Francisco Nery Júnior

Gestores de visão tiveram a sabedoria de reservar uma grande área da cidade para o CETEPI-1, na época CIEPA. Para o CIEPA, estavam eles seguros, estava reservado um grande futuro.

Não demorou, porém, que os olhos de muitos se voltassem em estado de cobiça para os domínios da escola. Houve muitas tentativas para fracionar a área do CIEPA. Os objetivos e as justificativas eram os mais variados possíveis. Todos, entretanto, tentavam abocanhar parte da extensão da escola. A cidade sedimentada, maior valor agregado. O valor dos lotes, ou das glebas, seriam exponenciais.

Impôs-se, então, uma reação meritória de um grupo de professores corajosos, visionários e amantes do velho CIEPA, cuja liderança, carece ser dito por ser verdade, exerci com determinação.

Nos sites responsáveis e nas rádios, nos opusemos e tentamos, com sucesso, barrar a insanidade. Tornamos clara a necessidade da manutenção da área escolar para futuros acréscimos e melhoramentos visando à excelência da educação profissionalizante dos jovens de Paulo Afonso.

Ampliação e melhoramentos de porte, graças a investimentos vultosos por parte do Governo do Estado, agora acontecem no nosso amado CIEPA.

Em anexo, discriminação pertinente elaborada pelo professor Edson Barreto.

CETEPI-1 É CONTEMPLADO COM REFORMAS E AMPLIAÇÕES – Por: Edson Barreto

O Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica, Cetepi-1, primeiro estabelecimento público a oferecer cursos profissionalizantes há mais de cinquenta anos para Paulo Afonso e região, está sendo totalmente reformado e ampliado para proporcionar mais comodidade nos serviços prestados à sociedade e melhoria no processo de ensino e aprendizagem para professores e estudantes. Duas construções estão acontecendo simultaneamente. Uma delas é a conclusão do módulo do Brasil Profissionalizado, onde funcionarão os laboratórios dos cursos de Eletrotécnica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Segurança do Trabalho e Mecatrônica para o aprimoramento prático dos alunos, futuros técnicos. Nessa ala, o investimento é de R$ 1. 824.617,57. A outra, num investimento bem maior, R$ 4.979.619,95, irá contemplar o educandário com um moderno refeitório com uma cozinha completa, um confortável auditório para eventos, uma quadra poliesportiva com vestiário, um campo de futebol Society com grama sintética e arquibancada, reforma do campo de futebol que terá também pista de atletismo e construção da guarita de vigilância. É válido lembrar que, desde o ano de 2019, o Cetepi-1 vem sendo beneficiado com reformas de salas de aulas num plausível padrão arquitetônico e de acessibilidade. Os seus gestores, coordenadores pedagógicos, funcionários e professores realizam um eficiente trabalho que credenciam a instituição como uma formadora de técnicos competentes para atuarem no mundo do trabalho com muita credibilidade. Para o ano letivo de 2022, as matrículas já foram iniciadas, obedecendo ao calendário da Rede Estadual de Ensino.

Edson Barreto é professor de Língua Portuguesa, Redação e Metodologia do Trabalho Científico do Cetepi-1.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 2

  1. Francisco Nery Júnior says:

    Adendo sem ódio nem ressentimento: Estávamos certos. A área do Ciepa definitivamente pertencia aos alunos, presentes e futuros. A um tempo, queriam parte da escola para construir casas populares para postos superiores de uma instituição. Em outro tempo, a proposta era passar um muro atrás do último prédio e abandonar o restante do terreno aos abutres. Nos opusemos e nos posicionamos. Lutamos e conseguimos manter a área – que tinha sido reservada por gestores de visão. No futuro, argumentávamos, ampliações e equipamentos educacionais e esportivos ocuparão toda a área da escola. Estamos no futuro. Valeu a luta. Enfrentamos a sanha acusatória dos insensatos. Cumprimos o nosso dever – e nos orgulhamos disso. O nosso raciocínio pode ser aplicado em relação à área do Exército Brasileiro entre a Avenida Apolônio Sales e a André Falcão. Boa nova briga para os jovens de hoje que, como nós outros, brigamos pelo bem comum para os pauloafonsinos sabedores que “todo aquele que tomar o lugar dos pobres sofrerá perseguições”; gozações, chistes, bullying, ofensas, desprezo, caras feias.

  2. F. Nery Jr. says:

    No comentário anterior, área entre a Avenida André Falcão e o Bairro Abel Barbosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!