
Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Paulo Afonso em parceria com a Polícia Militar da Bahia, por meio do 20º BPM, realizou uma solenidade de homenagem póstuma aos bravos policiais militares que integraram a histórica Volante Tenente Arsênio. O evento fez parte da programação do “Oxente Cangaço”, iniciativa que busca resgatar e valorizar a memória dos acontecimentos que marcaram a luta contra o cangaço na região.
A cerimônia contou com a presença do Tenente-Coronel PM Marcos Davi, comandante do 20º BPM e historiador, além do Tenente-Coronel PM Marins, historiador da Polícia Militar da Bahia. Também participaram o Prefeito de Paulo Afonso, Mário Galinho, o Vice-Prefeito, Pedro Macário, e secretários municipais.
O evento prestou tributo aos policiais da Volante Tenente Arsênio, que tombaram em combate no dia 24 de abril de 1931, na Fazenda Tanque do Touro, situada no Povoado Baixa do Boi, no município de Paulo Afonso. Durante a solenidade, os comandantes ressaltaram a importância de narrar esse outro lado da história, destacando o papel das forças policiais no enfrentamento aos grupos criminosos do cangaço.








