A Renault Brasil divulgou uma campanha publicitária considerada bastante controversa na última semana. Com slogan “Viajar Quebra Preconceitos”, a empresa fez uma série de comerciais reproduzindo esterótipos e preconceitos.
Os vídeos são intitulados “Nordestinos São Preguiçosos”, “Baianos São Lentos”, “Cariocas São Malandros” e “Paulistas São Preguiçosos”. A ideia da campanha seria, em tese, quebrar preconceitos. No entanto, a montadora acabou sendo acusada de xenofobia por alguns internautas.
No vídeo sobre o Nordeste, por exemplo, mostra-se que ninguém trabalha aos domingos. “10h de domingo tem gente pra caralho trabalhando no Nordeste, meu anjo”, afirmou. Em outro vídeo, o preconceito de que baianos seriam supostamente mais “lentos” também é retratado.
Para alguns internautas, a campanha só reforçou estereótipos. “Ampliou a divulgação de um preconceito para combatê-lo? Na moral, Renault Brasil, esse foi muito ruim. Como nordestino, achei uma porcaria”, escreveu um internauta.
A Renault, por sua vez, também se pronunciou sobre o caso no Twitter. “Mostrar como esses clichês são errados faz parte da ideia da Campanha Renografias. Afinal todos merecemos respeito, né?”.
Alguns internautas ameaçaram denunciar o caso ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) por preconceito e xenofobia.
Assista aos vídeos e leia os comentários:











Isso aí, vamos dar a resposta optando pela concorrência.
A Renault não merece o respeito de nós nordestinos o povo do nordeste tem que boicotar à marca Renault não conprar os carros dessa marca se eles tiver vergonha na cara eles saiam do nordeste fechem todas as concessionárias de todas as capitais do nosso nordeste nós nordestinos não vamos mais conprar carros da Renault até ela abrir falência