29 de março de 2024

Profª. Célia Maria ‘Só conseguimos fazer esse trabalho com muito amor e paciência’

Por

IVONE LIMA. PA4.COM.BR

Célia é diretora da creche Casulo, Irmão Luís.

Célia Maria Ramos [pauloafonsina, historiadora, e pós-graduada em gestão e planejamento]

 

A Proª. Célia Maria Ramos, é casada e tem duas filhas. Está há 27 anos na creche Casulo [Irmão Luís], no bairro Centenário, onde ela chegou em 1989.

 

Embora não tenha escolhido o magistério como primeira vocação, como vai nos contar a seguir, foi com ele que centenas de crianças passaram pelos seus cuidados ao longo de tantos anos.

 

Reconhecemos a contribuição e a importância de mulheres como Célia, para o crescimento humano e social de tantas pessoas; no caso dela, a enorme responsabilidade de orientar os cuidados para eles na fase principal de suas vidas que é a primeira infância, bem como acompanhar na medida do possível a vida dos pais: orientar, aconselhar e pedir:

 

“Não deixem que tudo o que fazemos aqui se perca no caminho.”

 

Célia diz que a educação é primordial para ambos, os meninos e as meninas e que sente apreensão quanto ao futuro. Chegamos na creche e apropriadamente eles dormiam.

 

‘Minha mãe é de Chorrochó-BA e meu pai [já falecido] de Arcoverde-PE, eles chegaram pequenos em Paulo Afonso’, conta.

 

A mulher e o afeto

 

No Casulo, são dezenove funcionários, a maioria mulheres, com apenas dois homens.

 

“O que faz o nosso trabalho dar certo é amar o que fazemos, e acima de tudo ter muita paciência, e agora melhorou bastante porque temos um professor e um cuidador em cada sala.”

 




 

O sonho de ser dentista não foi possível realizar

 

“Eu sonhava em ser dentista, precisaria ir embora, eram muitas as dificuldades para realizar o sonho, já que em Paulo Afonso, naquele tempo tínhamos o magistério e o curso de eletrônica, então eu fui me adaptando e gostando; tivemos as mesmas oportunidades, lá somos quatro irmãs e dois irmãos, meus pais trabalhavam na Chesf; mas nem todos aproveitaram da mesma forma e isso eu sinto muito até hoje e digo: ‘ainda está em tempo’.”

 

Minha tristeza

 

“Aqui eles chegam de todas as realidades e me dá uma aflição de pensar em como vai ser quando eles saírem daqui; chegam com um aninho, dois ou três e quando completam cinco anos, vão embora… Então eu chamo os pais ou os responsáveis e digo sempre a mesma coisa: ‘olhe gente eles chegaram aqui umas sementinhas e desabrocharam, deem continuidade, não deixem parar. É triste eu vê-los na imprensa já rapazinhos, envolvidos em coisas erradas, dói muito; ao mesmo tempo, sinto uma grande alegria quando sei que foram adiante e se formaram, temos muitos alunos aqui do Casulo que fizeram faculdade.”

 

Célia conta que hoje já recebe os ‘netos’, filhos de mães ou pais que estudaram lá.

 

“Eu acho interessante que quando minhas filhas querem as coisas veem me pedir, e eu digo: ‘peça ao seu pai’, mas elas só querem pedir a mi, dizem que não é a mesma coisa”.

 

As mãos femininas que cuidam  dos pequenos

 

“O afeto é nosso, da mulher, não é que os homem não tenham, mas nós somos assim e eu acho tão interessante quando eles nos chamam de ‘mamãe’; outro dia eu estava saindo de casa e um rapaz que varria a rua me abordou: ‘Tia Célia, a senhora mora aí?’ os outros ficaram rindo dele, mas eu disse continue me chamando de tia Célia.”

 

O acompanhamento também para os pais

 

1ª reunião na creche Casulo, no Centenário com os pais dos pequenos.

“A gente faz reuniões, encontros individuais, basta que um professor detecte alguma coisa, nós temos as reuniões em grupo e havendo um problema chamamos os pais; mas quanto a isso eu tenho uma boa notícia porque na última semana fizemos a primeira reunião de pais e fui surpreendida com a quantidade que compareceu.”

 

Célia finaliza dizendo que a melhor coisa para ela é chegar em casa e ter o carinho das filhas. “Amo a minha família, o meu trabalho da creche, meus pequenininhos, sempre digo que a creche faz parte da minha vida, são 27 anos de dedicação e me relaciono bem com os familiares, temos confiança e respeito.”

 







WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 38

  1. Anônimo says:

    Parabéns minha eterna diretora!

    • Tiago Felipe says:

      Por mais que nossa sociedade cada vez mais carente de cultura e educação. Quem trabalha com a verdade sempre estará em destaque. Pois a verdade vem do coração. Por mais que não seja vista é sentida por todos que a rodeiam. Minha homenagem vai p TODOS os educadores que trabalham com a verdade em sua dedicação, em seu emprenho em seus exemplos de serem e mostrarem que a transformação do ser humano parte da educação. Preciso pautar na FORÇA , no carinho, na dedicação em lidar com seus alunos, que de tão seus, são mais que alunos, são filhos. Pois a estes é ofertado o quea de melhor no coração de cada educador, A VERDADE!!! E em verdade vos falo, OBRIGADO por lapidarem as futuras mentes formadoras de opinioes. Que irão fazer, dos vossos ensinamentos, o caminho da verdade e do amor!!!!! Célia Maria tu es a referência. Mas o exemplo, somos TODOS nós. Fiquem com Deus , que a verdade e o amor nos guie a caminhos melhores que os de hoje.

  2. Rose says:

    Muito merecido o reconhecimento. Parabéns Célia!

  3. Nanda Carmen says:

    O sonho dela sempre foi ser professora, conheço a 35 anos essa grande amiga. Parabéns Célia, merecedora de tudo. Sua amiga Nanda!

  4. Lucia says:

    DIRETORA NOTA 1000!

  5. Anônimo says:

    Muito orgulhosa de você, do seu amor e dedicação em servir a sociedade Pauloafonsino. Vc merece o título de cidadã, não tenho dúvidas. Parabéns!

  6. Chico e Kelly says:

    Parabéns vc é merecedora de todas as suas conquistas. Lhe admiramos muito!

  7. Silvia says:

    Homenagem mais que merecida, por todo o profissionalismo que ela tem, e principalmente por todo amor e dedicação durante esses 27 anos. Parabéns!

  8. Fátima Rodrigues says:

    Minha véia, você merece todo esse reconhecimento, pois sei de toda sua trajetória e dedicação ao seu trabalho. Que Deus continue abençoando sempre a sua vida e da sua família.
    Com carinho!

  9. Karoline. says:

    Fico feliz em ver uma homenagem mais que merecida a uma mulher tão guerreira e trabalhadora, merece todo nosso respeito e admiração. São 27 anos de amor pela educação, onde concilia seu dinamismo com grandes qualidades humanas. A creche Casulo Irmão Luiz é uma segunda família, ao qual Célia dedicou uma boa parte de sua vida para o ensino das crianças com uma responsabilidade e comprometimento ímpar.
    Seu profissionalismo é aplaudido por todos.
    Com carinho sua filha, Karoline G.

  10. Clara Ramos says:

    a minha mãe trabalha muito, mas também cuida de mim. Te amo!

  11. Geraldo says:

    Parabéns, Célia. Dê um abraço em “Tonho”, meu ex-colega de banco.

  12. Mônica vila nova says:

    Parabéns vc é um exemplo de pessoa e profissional

  13. Deyse says:

    Meus parabéns Célia. Você merece toda essa homenagem e muito mais pelo seu caráter, profissionalismo e pela dedicação e amor pelo que você faz.

  14. Anônimo says:

    Dora

  15. VEIA says:

    Parabéns Célia. Você merece todo o reconhecimento pela sua dedicação a todos que estão a sua volta. Deus te abençoe hoje e sempre.

  16. Dora says:

    Você merece amiga, valeu!!
    Quem mais te conhece sou eu, que te acompanha durante esses 27 anos, de muitos que estão por vim também.

  17. Renata santos says:

    Parabéns diretora Célia
    Você um grande exemplo para a população
    Uma grande mulher
    Carinhosa e compreensível

  18. Renata santos says:

    Mulher de poder e força Hem
    Estou pouco tempo com ela
    E ja sinto toda a sua compreensão
    E carisma
    Parabéns Célia você é um exemplo pra nois mulheres..😚

  19. Geisi says:

    Que belissimo mérito de ser uma das mulheres que vem representar simbolicamente todoas nós pauloafonsinas. O que dizer dessa mulher de historia brilhante tanto no seio familiar como profissional. Tenho a honra e agradeço a Deus todos os dias por poder conviver e aprender a cada dia com ela na Creche Casulo Irmão Luís. Minha Mãe de coraçao, minha mae galega dos olhos verdes, obrigada por tudo. Que Deus te abençoe. Te amo!

  20. Mae de aluno. says:

    Fiquei feluz, parabéns. Sempre mim tratou com muito carinho tem muita dedicaçao.

  21. Cida silva. says:

    Parabéns celia pelos 27 anos retrabalho voce e mais que uma diretora é uma mãe que vuida fas criancas e fos funciona rios com com amor csronho e vompreemcao e respeito a minha nota e mil mil mil mais uma vez meus patabens te admiro pelo traalho que a senhora faz.

  22. Vera Lucia Cardoso de Brito says:

    Com muito orgulho que parabenizo essa mulher pelo potencial e compromisso com seu trabalho:mulher virtuosa quem achará!

  23. Luciana says:

    Amiga Celia Parabéns você é merecedora de tudo. Uma diretora muito competente e responsavel, nao e a toa que sao 27 anos de dedicação. Uma mulher talentosa e linda. Te adoroooo

  24. Ana Graça says:

    Parabéns minha amiga , eu lhe admiro muito .Homenagem merecida por toda dedicação e amor que vc tem pelas crianças e por todos que estão a sua volta.

  25. Francisco Pinheiro says:

    Essa Pessoa especial eu conheço e sei do imenso coração que tem.

    Parabens Celia, Deus te abencoe

  26. Paulo Santana says:

    Querida Célia, como estou alegre em ver algo tão lindo em sua homenagem. acho que você não lembra de min, estudei com você no antigo colepa.

  27. Rosemeire Cariri says:

    Célia, minha amiga querida! Sempre uma guerreira. Parabéns pela sua dedicação com os pequeninos! Fico feliz com o seu sucesso profissional.

  28. Rosemeire Cariri says:

    Célia, minha amiga querida! Sempre guerreira! Parabéns pela sua dedicação com os pequeninos. Fico feliz com seu sucesso profissional.

  29. Enaide says:

    Parabéns Célia você merece!,,uma diretora nota mil, amo muito você.

  30. Clleide says:

    Fui aluna da creche no ano de. 1984 , hoje tenho uma filha matriculada, Dona Celia é a mesma pessoa, mim ajudou muito ,
    pessoa de Deus.

  31. Ailson Gomes says:

    Mais do que merecido a essa grande guerreira que há 27 anos educa essa crianças como se fossem seus filhos

  32. Ailson Gomes says:

    Mais do que merecido a essa guerreira que há 27 anos educa essas crianças como se fossem seus filhos.

  33. Ane says:

    Homenagem merecidissíma. Pessoa do bem.

  34. Maria Cleide says:

    Admiração e muito carinho tenho por você Célia,portanto saiba que foi muito merecida esse reconhecimento ,digo essa linda homenagem á você que tanto faz por essas crianças ao longo desses 27 anos.Você é guerreira!

  35. Silvana. says:

    Esforço e competência é talvez a sua maior virtude,pois ao longo dos seus 27 anos na direção da Creche tem se dedicado fielmente á essas crianças pelas quais tem muito amor.Deus te dê muita luz.

  36. Daniela says:

    Sera sempre minha tia Célia admiro muito o seu teabalho uma pessoa maravilhosa que deus te abençoe grandiosamente te amamos ❤

  37. Fatinha says:

    Parabéns amiga, Gleidison te manda um beijo, lembra dele? Pequenininho da creche.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!