3 de julho de 2022

Presidente da Câmara confirma abertura da instalação da CPI da Covid

Por

Luiz Brito (Bob Charles) DRT BA 3.913

 

O presidente da Cãmara de Paulo Afonso, vereador Pedro Macário Neto, referendou a decisão da justiça e confirmou que cumprirá a determinação da justiça dando abertura a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tem como objeto investigar eventuais omissões do governo municipal no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Foi referendado o entendimento de que, preenchidos os requisitos constitucionais, não cabia a possibilidade de omissão ou análise de conveniência política por parte da Presidência da Casa Legislativa.

O procedimento a ser seguido pela CPI deverá ser definido pelo presidente da CCJ, vereador Jean Roubert Félix Neto, que também é advogado, de acordo com as regras que serão adotadas para o funcionamento dos trabalhos que provalvelmente serão iniciados já na próxima segunda-feira(6).

Segundo o colegiado, o requerimento para a abertura da CPI preencheu os três requisitos previstos na Constituição Federal: assinatura de 1/3 dos integrantes da Casa, indicação de fato determinado a ser apurado e definição de prazo certo para duração. Assim, não cabia a omissão ou a análise de conveniência política pela Presidência da Casa Legislativa. Negar o direito à instalação da comissão, quando cumpridas as exigências, seria ferir o direito da minoria parlamentar.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!