21 de dezembro de 2025

Prefeitura e Univasf debatem cooperação técnica para transformar o HNAS em Hospital Universitário

Por

REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA




 

A busca por uma melhor prestação de serviço do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS) foi o objetivo da reunião realizada nesta terça-feira (23), em Juazeiro.

 

O vice-prefeito Marcondes Francisco, o secretário interino de Saúde, Adonel Júnior, o procurador Igor Montalvão e o advogado Aderval Tenório estiveram reunidos com representantes da Univasf, onde foi debatido o trâmite de cooperação técnica, para transformar a unidade de saúde em Hospital Universitário, com plano de trabalho a ser apresentado nos próximos dias.

 

“Estamos buscando as alternativas para que o HNAS possa realizar o atendimento para a população, mas temos que buscar alternativas porque a Prefeitura de Paulo Afonso não tem como arcar com toda a despesa de um hospital que atende uma região e outros estados, com pacientes de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia”, explica Adonel.

 



WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 10

  1. francisco j says:

    Que discurso fraco em prefeito, falou frases sem sentido, desconexas palavras repetidas que vexame hem, quem escreveu o que o senhor leu foi reprovado em Redação / Literatura tem que voltar para escola. O prefeito rebateu o vereador Daniel no caso do HNAS, mas ele mostrou as provas e mandou para varios meios de comunicação, acredito que o prefeito não está sabendo o que se passa na prefeitura.

  2. francisco j says:

    Bolsonaro desconhece o que é ciência e educação, tem aversão a cultura e já declarou que o HNAS não vai ser hospital escola.

    • Cidadã says:

      Quanta bobagem

    • Prof. Sydney Leão (Coordenador CMED-PAV Univasf) says:

      Prezado Senhor Francisco J, a solução que está sendo proposta não passa pela atuação do Exmo. Sr. Presidente da República e/ou da Presidência da Ebserh… Infelizmente o texto escrito pela prefeitura foi lacônico, porém o que está sendo proposto é a inserção da FUNETEC (Fundação de Apoio à Univasf,- Univasf que é dona em termos escriturários do Nair desde 2015), na gestão financeira do HNAS; bem como a inserção de docentes do CMED-PAV em pontos chaves da gestão do Nair. Com a entrada da FUNETEC, haverá a possibilidade de maior aporte de recursos, mantendo o Hospital (que se transformará em Hospital Escola) vivo e funcionante, o qual continuará a prestar relevantes serviços à população paulo-afonsina e da região.

      • francisco j says:

        Prof. Sydney ouvi a entrevista dada a Rádio Angiquinho, o que veio tirar as duvidas de muitas pessoas da região, entrevista transparente, objetiva, falando com segurança, mostrando a verdade sobre os problemas do hospital NAIR. O que leva a população a ficar com duvidas sem entender a real situação, é a falta de transparência por parte da prefeitura principalmente, com a polemica entre o vereador Marcondes Daniel e o prefeito na abertura dos trabalhos legislativo, o que deu a entender a falta de sintonia do prefeito com os problemas da transferência do hospital .Parabéns pela entrevista.

        • Prof. Sydney Leão (Coordenador CMED-PAV Univasf) says:

          Muito obrigado por suas palavras, Sr. Francisco J! A transparência sempre é o melhor caminho! Precisamos salvar o HNAS!

  3. APOSENTADO DA POLÍTICA says:

    UÉ, não ficou tudo acertado que a prefeitura assumiria o HOSPITAL?
    A usura do prefeito, de seu ex secretário da saúde e do procurador foi focado nos quase $ 45 milhões depositado em conta especial que a CHESF fez?
    Cadê o dinheiro que tava aqui, foi dinheiro que dava para embebedar toda cidade, para o Covid 19 foram quase $ 20 milhões em 2020.
    Cadê os vereadores de oposição, só fazem bradar aos 4 cantos e nada de concreto sai do papel.
    Coisa mais feia

  4. Zói aberto says:

    rapá, essa esses puliticos estão acabando com Paulo Afonso,acorda sertão ,abre os zói meu povo ,antes que não tenha remédio nem de carnaúba pra tomar e salvar a cidade

  5. Edmilson Farias says:

    O vice-prefeito Marcondes Francisco é o representante imediato do chefe do Poder Executivo. Ígor Montalvão é o procurador jurídico da Administração Municipal. O que o advogado Aderval Tenório foi fazer nessa reunião?

  6. Prof. Sydney Leão (Coordenador CMED-PAV Univasf) says:

    Prezado Ozildo e demais moderadores desse site,
    Como coordenador do CMED-Paulo Afonso Univasf e como participante da reunião de ontem, considero que essa reunião foi um divisor de águas sobre as relações entre a PMPA e a Univasf em relação ao Hospital Nair Alves de Souza! Nós estamos no mesmo barco (H. Nair Alves de Souza) e não queremos vê-lo naufragá-lo… A proposta de entrada da FUNITEC (Fundação de Apoio a Univasf) na gestão do HNAS, representará, caso seja efetivada, a inserção efetiva de docentes e discentes no Nair (pertencente em termos escriturários à Univasf desde 2015); bem como, a possibilidade de maior aporte de recursos financeiros ao Hospital (a partir de TEDs e emendas parlamentares, bem como de linhas de financiamento do MEC e Ministério da Saúde); os quais tem sido o maior gargalo para a prefeitura municipal de Paulo Afonso. Evidentemente, considerando deliberações prévias do nosso colegiado, o CMED-PAV Univasf continuará a lutar pela inserção futura da Ebserh em relação a gestão do HNAS e por um atendimento 100% SUS no HNAS (que continuará a ser feito caso a FUNITEC ingresse na gestão do Nair).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

bannermariabonita

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!