29 de março de 2024

Prefeitura realiza o tombamento do Umbuzeiro do Coreto, plantado em Paulo Afonso na década de 40

Por

Redação / Informações PMPA

Foto: Arnaldo Ferreira

Na manhã desta sexta-feira (10), foi realizada a cerimônia de tombamento do umbuzeiro, localizado na Praça do Coreto. A ação fez parte da Semana de Meio Ambiente e durante todo o dia terá atividade com exposição de produtos, apresentações culturais, passeio ciclístico e passeata ecológica no local.

O indivíduo remanescente da expansão urbana da Vila do Operários da Chesf, o umbuzeiro foi plantado na década de 40 no local. Mesmo com a expansão e o desenvolvimento da cidade, a empresa teve a sensibilidade de manter a árvore prezando pelo interesse e bem-estar da população.

A placa foi descerrada pelos secretários de Meio Ambiente, Ivaldo Sales, Infraestrutura, Francisco Alves, de Cultura e Esportes, Dernival Oliveira e do subsecretário de Educação, Pedro Gomes. A atividade também contou com a presença de escolas municipais e estaduais.

“Estivemos no Coreto para tombarmos o umbuzeiro pelo que essa árvore representa –  um instrumento de preservação, significado muito grande no contexto urbano, sua localização, sua raridade, sua beleza, sua condição de portar as sementes representa muito bem o tombamento que hoje realizamos aqui. A Secretaria de Meio Ambiente, o prefeito Luiz de Deus, nós estamos muito satisfeitos com esta Semana de Meio Ambiente. Agradeço a todos que participaram e pelas parcerias”, diz o secretário Ivaldo Sales.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Comentários 4

  1. Psilander Dutra says:

    Parabéns pela bela iniciativa de tombar o umbuzeiro do coreto, gostava muito de beber embaixo dele.

  2. O FISICO says:

    A usina PA IV foi construída pela CETENCO ENGENHARIA no período de 1975 a 1982. Antigamente aquela área alagada chamava-se BAIXA FUNDA. O interessante é que o prédio comercial azul que fica na esquina da Getúlio vargas com rua monsenhor Magalhães e o prédio mais antigo da vila poty. De acordo com informações, ele existe desde a década de 60. Uma relíquia comercial que chama atenção até hoje. Em frente ao umbuzeiro tem um círculo e atrás 3 árvores bem mais antigas, elas existem desde a época do muro da chesf, podaram elas. Estão situadas na mesma praça depois do pop shopping. Aquelas árvores são mais antigas que a Chesf!!!!

  3. O FISICO says:

    O umbuzeiro é uma árvore nativa, mas garanto a vocês que as 3 árvores que ficam em frente ao Bradesco da praça das mangueiras são mais antigas e tem bem mais história pra contar sobre a AV. Getúlio Vargas e a antiga vila poty..

  4. O FISICO says:

    As 3 árvores que ficam em frente ao Bradesco da rua das mangueiras, ao lado do pop shopping, anexo a construção circular que fica em frete ao coreto… aquela árvore sim, e centenária, ficava ao lado da entrada da vila operária na época do muro da chesf e a vila poty, podaram ela é tá morrendo… e pau Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!