Na tarde do último domingo, 13 de abril, policiais militares do 20º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (PMBA) flagraram uma rinha de galos em plena atividade no bairro Caixa D’Água, no município de Rodelas, após denúncia recebida pelo Centro Integrado de Comunicação (CICOM).
Ao chegarem ao local indicado, os policiais confirmaram o crime ambiental. No espaço, foram encontradas dezoito pessoas assistindo ou participando da atividade ilícita — entre elas, onze adultos e sete menores de idade.
O responsável pelos animais foi identificado e preso em flagrante. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia para que fossem adotadas as medidas legais cabíveis.
A prática de rinha de galos é considerada crime ambiental segundo a legislação brasileira, configurando maus-tratos e crueldade contra animais.