5 de julho de 2022

Pit stop marca o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quarta-feira (18)

Por

Redação / Informações PMPA

Nesta quarta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar esta data, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realiza um Pit Stop na Avenida Getúlio Vargas, em frente a Gráfica Jatobá, a partir das 16h.

A programação alusiva está acontecendo desde a semana passada, onde estão sendo intensificadas rodas de conversas, dinâmicas, entregas de panfletos, cartazes nos Serviços de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nas escolas Municipais, nos PSFs, nos mercados e feiras livres pelas equipes de técnicos do CREAS, CRAS e Conselho Tutelar, além de entrevista na rádio com o Conselho Tutelar, DEAM, CREAS e CMDCA.

Desde 2009, a campanha é simbolizada por uma flor, como lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade e com a causa.

Considerando que a melhor maneira de se combater este crime é a prevenção, é necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, além da sensibilização da população em geral. Profissionais das áreas de educação e jurídica também devem estar atentos, identificando casos de crianças e adolescentes em situação de risco, e acompanhando a vítima e o agressor.

No município, o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual é realizado pelo CREAS que executa o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), proporcionando o serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias no intuito de superação da violência vivenciada e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Histórico

O dia 18 de maio ficou marcado como o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque no ano de 1973, na cidade de Vitória (ES), uma menina de oito anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!