
O Tribunal Regional Federal da 1º Região, decidiu acatar recurso da Funai, e adiou em 45 dias a reintegração de posse à empresa UZI Construtora de parte da área onde haviam casas pertencentes ao antigo DNER, hoje DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) ocupada pela tribo Kariri Chocó, que aconteceria na manhã desta quinta-feira (30).
Entre outras considerações, a Funai evidenciou junto ao TRF, ‘o princípio da dignidade da pessoa humana para mantê-los na localidade’, a decisão, contudo, não muda o conteúdo já julgada pelo juiz federal, João Paulo Pirôpo, apenas dá aos indígenas um pouco mais de tempo.
Na decisão, o Tribunal manda que os órgãos de segurança que estariam envolvidos na ação de hoje, como a Polícia Rodoviária Federal, Militar e Civil, por exemplo, bem como as demais instituições estejam a postos no vencimento deste prazo.

À Funai foi dito ‘que seja elaborado um plano contingencial de medidas protetivas aos indígenas. Portanto, o órgão considerou as venerabilidades sociais dos índios e com esse tempo, tenta evitar maiores problemas para as pessoas que estão na ocupação.
Em miúdos, mesmo com toda preocupação de Pirôpo, para que a reintegração acontecesse de forma segura, principalmente para os índios, conveio ao Tribunal, assegurar mais tempo por entender a situação de fragilidade da comunidade indígena, consequentemente seu agravamento com a saída da terra ocupada.





nosso povos se for preciso convide os nosso irmaos indigenas e vamos tomar mesmo e um direito de voces
nao vamos sair nos temos direitos pode vir federal policiamltar exercito agente tem um batlhaoe 100000milhao de habitantesamos fortes…
Ali sempre foi um local abandonado, serve mesmo é pra pratica de pessoas que não tem o que fazer praticarem coisas erradas, nem limpeza nunca foi feita, agora aparece dono, tem que servi de moradia mesmo para quem não tem.