Neste domingo (19), Pe. Celso Anunciação celebrou a última missa como pároco da paróquia de São Francisco de Assis. A despedida fora anunciada há pouco mais de um mês – Pe. Celso segue para a Alemanha -, desde então o padre cumpriu uma agenda extensa: inaugurou igrejas na área rural, batizou centenas de crianças, recebeu muitas homenagens de várias instituições pauloafonsinas, e o povo ali.

O povo sempre junto, porque quem semeia amor, carinho, cuidado e respeito, colhe. Faltava a palavra final. O aceno. Cercado de girassóis – sua flor predileta, e do Evangelho de Mateus (5,38-48), Celso deixou em sua homilia a palavra do Pai, mas também de mãe.

Antes de escrevê-lo, na íntegra, acrescento que a equipe litúrgica da São Lourenço colaborou para que tudo fosse sublime, do canto ao acolhimento da multidão, a despeito das lágrimas silenciosas. Concelebraram os Padres: Luiz Tibúrcio (Centenário), Roni (Catedral de Fátima), Ramos (Jeremoabo) e a participação do diácono Pedro (Comunidade Arca da Aliança).

Segue Pe. Celso:

″Ame o próximo como a si mesmo – a gente tem que ter amor, e o amor pelo outro começa quando a gente tem amor por si mesmo. Ele próprio recomenda isto: ‘Tenham fome e sede de Justiça’ e a justiça começa quando zelamos do nosso direito e do direito do outro. Ninguém tem o direito de dar um tapa no rosto do outro, nem Cristo chama a isto. Vós sois santuário – sabe o que é?, o lugar onde Deus quer morar. Então não devemos aceitar o tapa de ninguém, então do que é que Jesus está falando?, mostre a outra face. Se você recebeu na vida um ato de violência, não responda com violência. Olhe, às vezes a vida dói, a vida doí muito, mas não responda com violência às pancadas da vida. Recebemos marcas e cicatrizes, mas não adianta respondermos o mal que recebemos com o mal. Não adianta.

Não guardar ressentimento
‘Quem guarda ressentimento se torna vítima do mal que lhe fizeram. Quem te faz o mal responda com grandeza: ergue tua vida, caminha, responda com amor, com esperança com a luta e com a caminhada’.
A outra face oferecida
″Não remoer mágoas, o ressentimento é uma doença, é a alma presa, acorrentada, não deixe a tua vida se acorrentar pelo mal de ninguém, peça a graça de Deus que ele se desmanche e acabe com o tempo″.
Nelson Mandela como exemplo

″Não sei aqui quem se lembra?, nos anos de 1987, um homem que passou vinte e sete anos na cadeia, humilhado e torturado porque era negro, depois foi libertado, e saiu com o rosto de serenidade. Depois foi presidente da África do Sul. Ele tinha o exército na mão, podia se vingar dos que o torturaram, mas ele teve a grandeza, a sabedoria da vida, de não responder o mal com o mal. É para isto que Jesus nos chama: ‘Se alguém te der um tapa, oferece a outra face’ mostre a face da sabedoria e da dignidade, a outra face da nobreza, se quer a tua roupa, dar-lhe a túnica, se quer que tu andes um quilometro, andes dois, é possível sempre ir além da maldade do mundo. Não se detenha da maldade que você encontrar no mundo″.
As marcas da vida
″Todos nós de alguma maneira carregamos as marcas da vida. Perdas, mortes, fracassos, ruínas, dores, violência, das desilusões e dos desrespeitos… Todos nos carregamos, a sabedoria da vida é não deixar que essas coisas não nos amarre a alma, aqui a palavra de Deus nos chama. A vida deixa as marcas, mas ir além de todas as marcas e da maldade do mundo, que das marcas da vida possamos nos levantar sempre. Diante do que já passou responda à vida: eu vou caminhar sempre, eu vou sempre mostrar uma outra face.
Quando eu era menino… O girassol
″Quando eu era menino e depois quando cheguei em Fátima-BA, aconteceu uma coisa interessante, como é que tem uma planta que desafia o sol, e às vezes o sol é inclemente e ela se levanta. O pessoal lá em Fátima planta muito girassol, e quando eu fui ordenado padre colocaram muitos girassóis, essa planta me acompanha por isso, mas ela tem essa missão: levanta-se diante do sol, enfrenta-o e mostra a beleza da vida″.






Vaí nos deixar muitas saudades. Deus te acompanhe.
Nossa família teve a honra em Padre Celso batizar meu filho mais velho!
Assim como no futebol, entre milhares de jogadores em cada geração, onde poucos se destacam, como: Pelé, Ranaldo Fenômeno, Messi, Neymar e poucos outros, no meio religioso, em nossa região, temos também nossos craques: Pe. Lourenço, Dom Mário, Dom Esmeraldo, Pe. Roberto e, com toda certeza nosso Pe. Celso.
Toda despedida de alguém que agente gosta, é natural o sentimento antecipado de saudades, porém, vamos agradecer a Deus o período que este homem abençoado conviveu entre nós.
Muito bem lembrado todos esses citados por Edgar,com certeza jamais esqueceremos nosso querido padre Celso será eternizado nas nossas vidas quem conviveu com ele sabe o ser humano maravilhoso que é, Vai continuar com sua missão querido padre Celso, que Jesus te abençoe te proteja e te dê saúde.
Vai lá, missionário do Senhor. Teus passos, exemplos, pregações, relacionamentos, simplicidade, alegria… Jamais serão esquecidos por nós.
Quem é de DEUS, aonde for, expressa sua pertença à Ele pela Sua Santa Mãe Igreja.
Ficamos com saudades e daremos ao próximo pároco a alegria de te-lo como nosso pastor.
São Francisco de Assis te fortaleça e a Virgem Mãe de Fátima te acompanhe.
Não o conheço,mas suas palavras me tocaram muito,principalmente a sua estória com os girassóis,Deus te acompanhe na sua nova jornada,continue semeando o amor .Ih caiu um cisco nos meus olhos.
Obrigada por existir em nossas vidas. Que Deus esteja sempre lhe fortalecendo na fé. Aprendi muito com Pe Celso. Muito obrigada!
Padre Celso Deus te acompanhe nesta nova missão, foi uma honra telo como pastor e amigo,cumpra aquilo que o senhor prometeu a Jesus evangelizar todas as nações Amém
Padre celso o amigo Edgar Aprigio disse tudo, sabias palavras do amigo. eu conheci o padre e foi uma coisa boa pois pra ele não tem tempo ruim, tenho certeza que por onde passar muitos girassol vai se levantar.
Não sou católica, mas reconheço o quão excelente sacerdote Pe. Celso é, fará falta em PA.
Tive um imenso prazer de conhecer P celso,celebrou meu casamento a 11 anos atrás e continuo me abençoando batizando meu filho obrigado que o senhor te abençoe ficará sempre em nossos corações ❤❤❤
esse padre e um mártir por tudo quê tem passado mas ele merece o milagre de ser curado é o desejo de todos os Paulo fonsino que acompanharam sua trajetória aqui em Paulo Afonso um dos padres mais queridos e mais amado que Deus lhe lhe dê a cura é a humildade em pessoa vamos aguardar e confiar e se por um acaso deus resolver que quer leva_ lo para si então esse homem tem que ser beatificado pousada esse homem aqui na terra só praticou e espalhou a bondade
Vá em paz e que Deus lhe acompanhe meu especial amigo padre Celso.Muito obrigado por tudo que fez em nossa Paulo Afonso.Sentiremos muitas saudades!somente a esperança de sua cura é que irá nos confortar.Vá em paz e o Senhor lhe acompanhará.O girassol lhe retratará.Abraços recheados de saudades e esperanças.😍😍👏👏❤❤
Grande sacerdote de Deus, amado por todos e com grandes feitos me prol do povo de Paulo Afonso (das comunidades rurais) e das outras cidades da diocese por onde serviu. Que Deus o abençoe e proteja, que derrame muitas graças na sua vida santificada, como sempre derramou ao longo de toda ela, especialmente no momento de luta contra a doença, e com certeza, mais uma vez será vencida, porque para Deus nada é impossível.
NÓS O AMAMOS PADRE CELSO, ESPERAMOS COM SAUDADE O SEU RETORNO, EM BREVE, SE DEUS QUISER.
Que Jesus lhe acompanhe !!
Vai deixar saudades! !
Meu cumpadre , meu amigo como estou sofrendo com sua partida como doi ficar longe de quem amamos …Deus te abencoe e te cure 🙏😢vamos pedir a deus gente pelo nosso amigo q Deus traga ele de volta cheio de saude 🙏te amo muito