3 de dezembro de 2024

Paulo Afonso tem infraestrutura de abastecimento de água para atender pelos próximos 20 anos, garante Embasa

Por

Redação

Embasa garante abastecimento de água em Paulo Afonso para os próximos 20 anos. Crédito da foto: Divulgação/Embasa

 

A Embasa anunciou que concluiu em julho deste ano um grande investimento de R$ 91,5 milhões no Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) para Paulo Afonso e Santa Brígida. Segundo a empresa, o projeto aumentou em 54% a capacidade de produção e distribuição de água, trazendo melhorias para o fornecimento de bairros como Siriema, Riacho da Morena, Moxotó, Barrocas, Pedra Comprida, Centenário, Tancredo Neves e Polo Industrial, onde anteriormente ocorriam frequentes interrupções no abastecimento.

De acordo com informações fornecidas pela Embasa, a ampliação incluiu novos módulos para a estação de tratamento no BTN, além de dois grandes reservatórios de 1.000 e 2.000 metros cúbicos (m³), uma estação para tratamento de lodo e uma estação elevatória flutuante no rio São Francisco. A estrutura de distribuição foi reforçada com três novas estações de bombeamento, ampliação de duas estações já existentes, construção de mais dois reservatórios de 1.000 m³ e 2.000 m³, implantação de duas novas adutoras e instalação de 72,4 mil metros de rede distribuidora.

Francisco Júnior, gerente regional da Embasa, explicou que o aumento na capacidade é essencial para atender a crescente demanda da região, uma vez que Paulo Afonso teve um crescimento significativo de novos domicílios nos últimos 10 anos. “Essa ampliação nos permitiu melhorar o abastecimento em áreas onde já estávamos tendo dificuldade para atender. O sistema também foi projetado para suportar o crescimento de Paulo Afonso e Santa Brígida pelos próximos 20 anos”, ressaltou o gerente.

Marcos Dantas, morador do bairro Tancredo Neves II, relatou que antes o fornecimento de água era alternado com outros bairros, o que resultava em longos períodos sem abastecimento. “Hoje temos fornecimento praticamente 24 horas e com uma água de boa qualidade”, destacou Marcos.

Capacidade atual do SIAA Paulo Afonso – Segundo a Embasa, o sistema ampliado fornece atualmente 605 litros por segundo em Paulo Afonso, abastecendo 38.284 domicílios na sede municipal e localidades como Vila Matias, Boa Esperança, Malhada Grande e Rio do Sal. Em Santa Brígida, o sistema distribui 33 litros por segundo para 4.222 domicílios em comunidades como Km 40, Riacho, Barriga, Barriguda e Morada Velha.

 

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!

WhatsApp

Conteúdo 100% exclusivo e em primeira mão, que você só vê no PA4!