Evento reuniu empresários, gestores públicos, empreendedores e especialistas para discutir o futuro econômico do município

A cidade de Paulo Afonso deu um passo decisivo rumo ao fortalecimento de sua economia com a realização do 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico, que aconteceu na terça-feira (05/08), no auditório do UNIRIOS. O evento reuniu lideranças políticas, empresários, representantes de instituições financeiras, estudantes, empreendedores e especialistas em desenvolvimento regional.
Com o tema “Construindo uma rede para um novo tempo”, o fórum teve como objetivo principal debater estratégias para diversificar a economia local, atrair investimentos e gerar emprego e renda. Durante todo o dia, foram realizadas palestras, workshops e rodadas de diálogo com temas como empreendedorismo, turismo sustentável, agricultura familiar, energias renováveis e parcerias público-privadas.
A abertura contou com a presença do prefeito de Paulo Afonso Mário Cezar Barreto de Azevedo (Mario Galinho), representantes do SEBRAE, SENAI, CDL, FIEB, Banco Sicoob e lideranças da região, como o Secretário de Desenvolvimento da Bahia, Ângelo Almeida. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do evento como uma “virada de chave” para a cidade.

Paulo Afonso tem potencial em diversas áreas: turismo, energia, comércio, serviços. Mas é preciso planejamento, união de forças e visão de longo prazo. Este fórum foi um marco histórico nesse processo de mudança”, afirmou.
O Secretário de Turismo, Indústria e Comércio Emerson Leandro, afirmou que o fórum “foi o começo de uma transformação real e Paulo Afonso deu exemplo ao colocar o desenvolvimento local como prioridade de governo e sociedade”.
Palestras e destaques
Entre os destaques da programação, a palestra “Cidades inteligentes e o papel da tecnologia no desenvolvimento econômico regional” atraiu grande público, evidenciando o potencial econômico do município, que abrange o famoso complexo da Chesf e belezas naturais do Rio São Francisco. Outra palestra que chamou atenção foi a de “Agro que alimenta, agro que gera: o campo como o vetor do desenvolvimento sustentável de Paulo Afonso”, que discutiu o papel da agricultura e o potencial na geração de emprego e desenvolvimento rural sustentável.
O Fórum também abriu espaço para startups locais e pequenos produtores apresentarem suas iniciativas. O espaço da agricultura familiar atraiu visitantes como produtores regionais e apresentou propostas de fortalecimento das cadeias produtivas do sertão baiano.

Propostas e encaminhamentos
Durante o evento, foi apresentada e assinada a PL da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Paulo Afonso, um documento com diretrizes e propostas discutidas ao longo do Fórum. Entre elas, destacaram-se:
- Criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico;
- Elaboração de um Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento;
- Fomento a polos de inovação tecnológica;
- Incentivo fiscal a empreendedores locais e atração de novas empresas.
O documento será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação.
Repercussão positiva
Participantes e representantes de instituições destacaram a importância do evento para o futuro da cidade.
O 1º Fórum de Desenvolvimento Econômico de Paulo Afonso marcou o início de um novo ciclo de diálogo, planejamento e ação concreta para transformar o potencial da cidade em oportunidades reais para sua população.






